Etica no trabalho
Por: taiiyuji • 5/4/2015 • Trabalho acadêmico • 340 Palavras (2 Páginas) • 324 Visualizações
A ética da responsabilidade
Não é de hoje, que o assunto álcool e direção ganha bastante repercussão. Atualmente estima-se que existam mais de 200 milhões de arquivos relatando documentos, depoimentos, noticiários e filmes que estão relacionados a acidentes de trânsito, provocados por motoristas embriagados. E é indiscutível a presença deste tipo de acidente na vida dos brasileiros, embora o governo nacional, tenha tomado medidas legais para endurecer a pena criminal desses infratores, como a lei seca.
Entretanto, com a falta de fiscalização e principalmente com a inadequada proporção Judicial atribuída a esses casos, a lei seca, acaba se tornando ineficaz para amenizar o problema. Como ocorreu no acidente em Cruzeiro do Oeste (PR), onde o executivo Oscar Jimenez faleceu por causa da imprudência de um motorista que dirigia embriagado. O meliante bateu no carro da vítima e foi preso ao constatar resquícios de álcool no sangue, porém foi liberado após pagar fiança.
Além deste, são vários os fatos, mensagens e campanhas publicitárias divulgadas pela mídia, que sempre alertam a população para não cometer o equívoco de dirigir sobre o efeito do alcoolismo. Então como explicar a elevada taxa de acidentes provocados pela embriaguez no trânsito, se o povo está ciente dessas conseqüências? Nesse panorama, a questão da ética social, na qual o indivíduo enxerga a vida não somente na dele, mas nas pessoas ao seu redor, pode ser uma resposta, uma vez que não está sendo praticada.
O grande filósofo Aristóteles já dizia: "a inteligência é a insolência educada". Logo, são inteligentes as pessoas que bebem com moderação e que tomam somente uma dose de "responsabilidade" ao comandarem o volante. Tanto é que no Brasil, em média, morrem mais de 42 mil pessoas no trânsito, por ano. E 18 mil dessas mortes poderiam ser evitadas, se fosse aplicado na consciência de certos motoristas, essa simples questão ética de dirigir com responsabilidade, não arriscando nem a vida dos outros, nem a sua própria vida.
...