Função da Direção de Arte
Por: Oberdanss • 25/10/2016 • Ensaio • 1.334 Palavras (6 Páginas) • 324 Visualizações
Função da Direção de arte
No cinema a função deste profissional que realiza a concepção visual de um filme, planejando as cores, os espaços e os ambientes das cenas. Dirigindo cenógrafos, figurinistas, maquiadores e atores com o intuito de garantir a uniformidade e a qualidade das cenas. Objetos de cena, para a ambientação geral e tudo o mais que é usado para concretizar uma história é considerado trabalho para o diretor de arte. Quanto melhor a harmonia entre esses elementos e o roteiro, maior a chance de o filme ser bem-sucedido.
O diretor de arte é o responsável pela credibilidade dos cenários e ambientes de um filme. Escolhendo os mais variados locais onde se podem filmar as cenas de um filme e, de forma geral, podem ser internos ou externos, conforme estejam sob a luz solar ou a luz de um estúdio. Deve trabalhar em harmonia com os diretores de cena e fotografia na realização de cada cena.
Escolher um ambiente ideal para cada cena do filme pode parecer, a princípio, uma tarefa simples. No entanto, muitos detalhes devem ser previstos pelo diretor de arte para que ele possa orientar o cenário.
Este profissional é responsável por caracterizar um filme, tento uma grande responsabilidade narrativa do filme, pois cabe a ele a escolha do local, principalmente no caso de haver pouco orçamento, pois nem sempre será possível alterar as características locais ou mesmo construir cenários ou partes deles. Junto a isso, o figurino também deve se adequar ao orçamento.
Diretores de Arte e influência
O cinema é fortemente um exemplo completo sobre a manifestação artística, reunindo diversos pilares artísticos e interpretações fantásticas de atores geniais. Mas nada seria possível se não fosse os diretores. São eles que, apesar de estar atrás das câmeras, analisa, interpreta, orienta, organiza cenários e figurinos utilizando os mais diversos recursos. O diretor de arte sem dúvida é um dos principais de todos, pois o mesmo é que faz acontecer as gravações, organizando cada detalhe que dará vida e sentido ao filme. Alguns profissionais como: Cedric Gibbons, Edwin Willis, Lyle Wheeler, Sam Comer, Richard Day, Hugh Hunt, Roland Anderson e Stuart Reiss. Esses, dentre muitos outros professionais, encarregados de criar os cenários, roupas, maquiagens e produtos originais capazes de trazer uma grandeza ainda maior para o filme, principalmente através dos detalhes. Se não fosse estes, os filmes poderiam não ser a fuga da realidade que as vezes buscamos
Ideias propostas pela direção de arte
Com base em tudo isso, para a produção de nosso curta “ O Castelo de Lara”, buscamos com referência a série bates motel que é uma serie de suspense psicológico, que também ocorre nos anos 70, que em todo seu enredo traz consigo características bem rebuscadas daquela época, o mesmo que queremos transmitir para o curta, cenários bem retro, tons terrosos e frios. Esta série foi baseada no filme norte-americano psicose, que tem o gênero de suspense/horror.
Porque essa referência? A BEELD que é um estúdio de design norte americano, tem feito um competente trabalho direção de arte na série, algo que pertentemos aproveitar fazendo um equilíbrio entre a contemporaneidade (a história se passa em dias atuais) e o passado (Psicose é de 1960). Assim, ao mesmo tempo em que temos aparelhos celulares e músicas atuais, temos também toda uma estética vintage, clássica, como em roupas e até mesmo nos carros, alguns tão antigos que mais parecem sair de um filme da década de 20.
Completando este cenário, também buscamos como referências a cartela de cor do filme “A morte do demônio” um outro filme de suspense/horror que traz um lado mais sombrio e escuro nas cenas. Os tons são terrosos com características bem retro, utilizando-as nos moveis e objetos das cenas internas da casa de Lara. Dando também uma contribuição a direção de fotografia que irá seguir o mesmo estilo.
A tomada da faixada da casa, buscamos um estilo bem retro e que se parecesse com um castelo para consolidar o nome do curta “O castelo de Lara”, e também deixando um clima maior de suspense. Para esta cena será utilizada uma casa do centro de Vitória, fazendo como um ponto de referência.
Para a cena da escada, procuramos uma de madeira, mais rustica e que também ajuda a deixar o ambiente bem mais próximo daquela época, já que terá um papel importante para o gênero do curta, esta escada se encontra a um corredor e que também será utilizado para a filmagem de outra cena.
Para as filmagens internas dos quartos, sala, cozinha e banheiro. Conseguimos uma casa já com alguns moveis, onde precisaremos ambienta-la de acordo com a ideia proposta do curta.
A sala contará com abajur, uma manta no sofá, telefone, televisão, porta retrato (com fotos da família), tapete, cortina e entre outros objetos. A proposta é deixar a casa bem aconchegante e ao mesmo tempo sombria tragos pelas cores dos objetos e a época que será montada.
Na cozinha, Aparelho de jantar, xicaras para chá (em porcelana), jarra de plástico, cesta de fruta, toalha de mesa, jogo de talheres, panelas de inox, armários e entre outros. Ajudará ambientar ainda mais o local, por suas características, já que naquela época era muito utilizado, e claro não esquecendo o equilíbrio da contemporaneidade com detalhes de objetos elétricos como uma cafeteira e até mesmo a geladeira. A proposta é focar o máximo possível em um ângulo que deixe subtendido o local, como mostra a cena dois.
O quarto de Alberto o pai, precisará de um Jogo de cama, abajur, relógio antigo, livros, pantufa, porta retrato,
...