Historia
Resenha: Historia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ReginaSanthiago • 9/12/2014 • Resenha • 255 Palavras (2 Páginas) • 198 Visualizações
“Mulheres lideram tanto o eleitorado analfabeto como o de ensino superior Maioria do eleitorado, as mulheres também estão à frente dos homens quando considerados os níveis de escolaridade dos eleitores por sexo divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No Brasil, há mais eleitoras com nível superior, com segundo grau e com primeiro grau completo do que eleitores. O único dado desfavorável é o fato de elas ainda serem maioria entre os analfabetos.(...)” A notícia acima extraída dehttp://conexaotocantins.com.br/noticia/mulheres-lideram-tanto-o-eleitorado-analfabeto-como-o-de-ensino-superior/1234 trata da questão do voto feminino, informando, inclusive, que as mulheres formam a maioria dos eleitores do país. Nem sempre foi assim.Responda, então, às questões abaixo formuladas.
1 - Que diploma jurídico autorizou pela primeira vez que mulheres exercessem o direito de voto no Brasil?
Esse direito foi obtido por meio do Código Eleitoral Provisório, de 24 de fevereiro de 1932.
A constituição de 1932 foi o primeiro diploma que permitiu o voto feminino.
2 - Havia restrições de alguma ordem ao exercício do voto feminino neste diploma jurídico?
Sim, a conquista não foi completa. O código permitia apenas que mulheres casadas (com autorização do marido), viúvas e solteiras com renda própria pudessem votar. As restrições ao pleno exercício do voto feminino só foram eliminadas no Código Eleitoral de 1934. No entanto, o código não tornava obrigatório o voto feminino. Apenas o masculino. O voto feminino, sem restrições, só passou a ser obrigatório em 1946.
O direito ao voto feminino começou pelo Rio Grande do Norte. Em 1927, o Estado se tornou o primeiro do país a permitir que as mulheres votassem nas eleições.
...