Internacionalização de um produto
Por: Maverick13 • 19/11/2015 • Projeto de pesquisa • 8.282 Palavras (34 Páginas) • 258 Visualizações
Internacionalização de um produto
Índice
Introdução
Decisão de Internacionalização de um produto.........................3
Negócio..........................................................................................5
Escolha do país para a internacionalização...............................7
Como entrar nos mercados.......................................................17
Estratégia de Marketing..............................................................28
Bibliografia..................................................................................33
“Para muitas empresas portuguesas, a dimensão do mercado, torna a internacionalização uma necessidade, se quiserem ser competitivas no próprio mercado português” Luís Portela, presidente da Bial
Introdução
Decisão de Internacionalização de um produto
Num mundo cada vez mais globalizado as empresas tendem na sua maioria expandir para o mercado externo e assim potenciar os seus produtos. Muitas vezes o investimento feito num determinado negócio implica o seu crescimento e direccioná-lo para um público mais abrangente.
Com a liberalização dos mercados internacionais e a facilidade de transporte torna possível a internacionalização de um produto.
Se no mercado interno uma empresa tem de se destacar face à concorrência e rentabilizar-se ao máximo, ao nível internacional as empresas têm de se posicionar de forma a competir no mercado externo. Para isso, têm de fazer pesquisa de mercado e saber onde se encontra no mundo o seu público-alvo e com maior poder de compra. Também têm de pesquisar os melhores fornecedores, distribuidores, locais de produção mais rentáveis, parceiros e definir um plano estratégico rigoroso.
“O nosso lugar de trabalho é o mundo”, como refere Barham e Oates (1991) no seu livro Internacional Manager, demonstra que o sucesso de uma empresa não tem a ver com a sua localização, mas sim com a sua capacidade de evoluir no actual contexto económico.
Para melhor se enquadrar no contexto externo uma empresa tem de definir os modelos a adoptar e as decisões estratégicas a seguir, tal como, quando se deve internacionalizar, para que mercado, e de que forma?
O Marketing internacional assume particular importância na internacionalização de uma empresa, uma vez que adapta o seu plano de acção ao meio envolvente.
Tendo em consideração as necessidades dos clientes globais procura direccionar a sua actividade de negócio para fora do país e expandir-se.
Uma empresa, que deixa de actuar apenas no mercado interno e começa a trabalhar no mercado internacional, passa a ter acesso a novos mercados com outras características e exigências e a outras fontes de recursos especializados, incluindo informação e conhecimento ao nível internacional. Isso provoca mudanças estratégicas na gestão da empresa, que passa a concorrer com outros recursos.
A globalização do processo económico tende a globalizar o mercado, a tecnologia, o capital, a produção, os serviços e a comunicação numa perspectiva global determinando uma ligação entre países.
Cada vez menos as economias são controladas pelos governos e ficam num mercado livre. Os avanços tecnológicos permitem que as empresas contactem com o mundo de forma mais rápida e eficaz, reduzindo o desperdício de tempo e de dinheiro. O progresso da liberalização do mercado internacional tem permitido a uma circulação de produtos e serviços sem obstáculos e entraves. E a integração de blocos regionais ou zonas comerciais surge como consequência do processo de liberalização formando mercados regionais e alianças entre países.
Diante deste panorama a internacionalização, nos dias de hoje, torna-se inevitável.
Capitulo I
Negócio
O grupo Costa Vinhos S.A. foi fundado em 1984, por Leonel Pinho Costa. Nascido numa família tradicional e virada para o comércio, desde cedo demonstrou interesse pelo negócio dos vinhos. Filho de proprietários de uma quinta no douro onde produzem vários vinhos para venda há mais de 30 anos.
Ao longo dos anos o negócio sofreu algumas alterações e com a conjuntura económica adjacente teve que se adaptar às novas características do mercado.
Nesta quinta são produzidos 6 vinhos tintos, 2 vinhos de classe Premium, 2 de baixo custo e dois de classe intermédia. São também produzidos 4 vinhos brancos, 2 de classe Premium e 2 de classe intermédia. Desde a sua criação até à data toda a produção se destinava ao mercado interno. No entanto, com a crise do subprime passou a ter algumas dificultados em escoar todo o produto.
Muitas vezes para vender toda a produção de vinhos baixou consideravelmente os preços.
Actualmente, o grupo Costa Vinhos S.A. é gerida pelos filhos: Pedro Costa e Nuno Costa, jovens, ambiciosos e empreendedores.
Devido à conjuntura actual, a administração do grupo Costa Vinhos S.A. começou a pensar na sua internacionalização. Durante esse processo surge a oportunidade de comprar uma nova quinta também no douro próxima da sua, aumentando assim o negócio.
O grupo adquiriu entretanto esta nova quinta com reservas financeiras de anos anteriores. Com esta decisão a administração começou a pensar que quando as duas quintas estivessem em produção cruzeiro teriam mais dificuldades em escoar toda a produção no mercado interno. Com este novo problema a empresa decide começar a estudar os mercados externos para ver para onde podiam exportar os seus vinhos, pois elevados gastos de pesquisa e desenvolvimento necessitam de grandes mercados. Muitas empresas vivem um grande grau de incerteza, quando operam internacionalmente, e para reduzir essa incerteza, relacionada com a necessária adaptação aos hábitos e prática de negócios locais, preferências de clientes e estrutura de mercado, os passos sequenciais são simples.
Capitulo III
Escolha do país para a Internacionalização
Começam inicialmente por averiguar países mais próximos e com diferenças culturais e económicas semelhantes ao país de origem. A distancia psíquica de um mercado, é o que causa muitas vezes insegurança a uma empresa que nele quer entrar. Quanto mais distante estiver o mercado, psicologicamente maior a incerteza que a empresa tem de enfrentar. Ao longo dos anos, as comunicações globais e as infra-estruturas de transportes melhoraram e os mercados tornaram-se mais homogéneos.
...