Jogos infatis
Por: MarizCamila • 17/3/2016 • Artigo • 1.673 Palavras (7 Páginas) • 303 Visualizações
A criança os jogos a busca de uma boa educação
De acordo com o estudos realizados, o entendimento quanto a questão do uso dos jogos no aprendizado, mostrou-se bastante eficiente porém quando como recurso utilizável como um diferenciador, sendo ferramenta estratégica na hora de chamar a atenção para um aprendizado de forma lúdica e em alguns caso bastante ativa.
As atividades a serem desenvolvidas não são simplesmente implantadas pois o suporte oferecido pela escola seja deve ser de acordo com o que o educador necessita para determinadas atividades, também uma decoração temática ou simplesmente interessantes aos alunos , mostra-se bastante intuitiva já que as cores dão a impressão de movimento e estimulam interação entre alunos e educadores o que facilita a comunicação, hoje as mídias e os equipamentos digitais tais qual o computador, vídeo games, data-show e outras mídias, servem de apoio importante na inserção de alunos para uma atividade, pois ter na escola o que muitos tem em casa faz muita diferença pois eles se sentem confortáveis e felizes, fazendo da atividade proposta algo prazeroso e bastante educativo.
Os jogos vem sendo utilizados há muito tempo pelos povos como meio de comunicação e as atividades lúdicas observadas por Froebel se mostram muito importantes, os jogos na educação na “escola nova” viraram solução e a facilidade na aprendizagem dos alunos prazerosa, trazendo um grande desenvolvimento na educação da criança,
A importância dos jogos praticados na Grécia antiga, conforme Kishimoto e também, Plutão, preza que as crianças devem ocupar o tempo ocioso com o jogos educativos, na época do cristianismo diziam que os mesmo eram profanos, imorais sem valor significativo. Mas uma nova visão surgiu no SEC.XVI, quando passou a ser percebido o valor educativo, sem preconceito e passou-se a utilizar alguns jogos na educação com novos métodos ativos e didáticos.
Os educadores perceberam que as crianças na faixa etária de educação infantil apresentavam grandes desenvolvimentos cognitivos, afetivo e motor com os jogos de varias modalidades. Algumas atividades são capazes de fazer com que as crianças demonstrem, um sentimento aflitivo porem bastantes enriquecedores com os desafios e a busca por varias formas de enfrentar o cotidiano de sala de aula e até mesmo no seu dia a dia.
O desenvolvimento motor dado nos primeiros anos de vida é um processo longo e demorado, e deve ser trabalhado bastante e com persistência, os jogos e atividades lúdicas são fundamentais na busca de desenvolvimento físico, motor, e mental.
Pesquisas feita por professores e coordenadores afirmam que crianças na faixa etária entre 3 a 6 anos, desenvolvem muito com os jogos e a contribuição para o desenvolvimento motor no processo da educação infantil neste estagio de idade caracteriza uma estabilidade de locomoção e ou manipulação na execução das habilidades ao longo da vida.
O jogo em grupo, aqueles nos quais as crianças brincam juntas
segundo regras convencionais, regras arbitrárias que são fixadas por
convenção e consenso, são particularmente interessantes. “Os
papéis de cada criança são interdependentes, pois um não pode
existir sem o outro; são opostos, pois um tem que prever o que o
outro vai fazer o que implica a possibilidade de usar de estratégia;
são colaboradores nas regras, e uma cooperação, seguindo-as e
aceitando suas conseqüências”. (FRIEDMANN, 1996, p.68 apud
KAMII & DEVRIES, 1980 p. 2)
A necessidade de estimular e planejar jogos e brincadeiras servem para que as crianças expressem livremente nos exercícios suas expressões musculares e corporais.
Nos dias de hoje muitos jogos estimulam a competição, duelos, e a busca de um vencedor. Na educação com um bom planejamento do educador podemos mostrar que a competição pode se dar de forma de divertida estimulando o aluno, e também com grande contribuição no sentido de movimento corporal, trabalho em equipe, pesquisa e ensinamento tecnológico, a inserção destas atividades devem ser bem elaboradas para que sejam o mais prazerosas possíveis e não apenas competitivas.
Na função psico-pedagógica os jogos aparecem como instrumento para o ensino, boa aprendizagem e desenvolvimento infantil global, mas para um real desenvolvimento psico-pedagógico é necessário um com trabalho de coordenação com reuniões para a definição de estratégias e a interação entre os educadores afim de traçar objetivos, e incentivar o bom aproveitamento da carga horária e fornecendo atividades que mantenham a boa freqüência dos alunos com um projeto bem elaborado e com alto nível de desenvolvimento.
Tipos de jogos
Jogos motores
Jogos sensoriais
Jogos criativos
Jogos recreativos
Jogos simbólicos
.
A criança nos dias de hoje no Brasil tem a possibilidade de aprender fora das salas de aula, pode busca pesquisar seus conhecimentos de forma individual a seu tempo, sem pressão.No entanto o Jogo não é ilusão ,pois ele faz parte do meio e do tempo em que a criança brinca. .
Sinopse
O grande desafio da educação no Brasil de hoje não consiste apenas em viabilizar a permanência dos alunos na escola, mas principalmente em fazer com que eles aprendam o que é ensinado. Dessa forma, é possível contribuir para o desenvolvimento e a capacitação daqueles que serão os cidadãos do futuro. Diante de tantas variáveis que impedem a concretização da melhoria na educação, a única certeza é que todos têm capacidade para aprender. E cada um aprende sob determinadas condições e de acordo com o próprio ritmo. Neste livro, os autores oferecem um panorama das principais contribuições da Psicologia à compreensão do processo de aprendizagem e à busca da eficácia da educação escolar. Detalham oito concepções diferentes, desde Skinner até Emilia Ferreiro, passando por Piaget e Vigotski. Os autores destacam, em cada uma das teorias apresentadas, elementos diretamente vinculados ao trabalho escolar, que possam servir de apoio efetivo ao educador no cotidiano da sala de aula. A obra é Site sugerido para pesquisa
...