MOVIMENTOS SOCIAIS
Monografias: MOVIMENTOS SOCIAIS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MARILISA • 4/11/2014 • 572 Palavras (3 Páginas) • 462 Visualizações
MOVIMENTOS SOCIAIS
Neste trabalho abordaremos o tema “Movimentos Sociais e Redes de Mobilizações Civis no Brasil Contemporâneo”, baseados na obra de Gohn, (Movimentos Sociais e Redes de Mobilizações Civis no Brasil Contemporâneo), a autora explana sobre as lutas da sociedade civil brasileira, organizadas em movimentos sociais. Bem como as áreas importantes, os eixos de manifestação como problema social, os sujeitos sóciopolíticos e culturais. A maneira como são realizadas as ações e a formação das redes. As ações contam com o apoio das ONGS, associações, movimentos e entidades oficiais.
Para melhor entendermos vamos ao conceito de Movimento social que é o seguinte: refere-se à ação coletiva de um grupo organizado que tem como objetivo alcançar mudanças sociais por meio do embate político, dentro de uma determinada sociedade e de um contexto específico. Fazem parte dos movimentos sociais, os movimentos populares, sindicais e a organizações não governamentais (ONGS).
No Brasil – Os movimentos sociais brasileiros ganharam mais importância a partir da década de 1960, quando surgiram os primeiros movimentos de luta contra a política vigente, ou seja, a população insatisfeita com as transformações ocorridas tanto no campo econômico e social. Mas, antes, na década de 1950, os movimentos nos espaços rural e urbano adquiriram visibilidade.
Dentre os principais movimentos sociais no Brasil – As ações coletivas mais conhecidas no Brasil são o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MSTS) e os movimentos em defesa dos índios, negros e das mulheres.
Os Movimentos sociais são processos políticos voluntários de contestação constituídos de redes formais e informais organizadas que se baseiam em solidariedade, valores e crenças compartilhadas. Ocorre entre os membros que reivindicam demandas conflituosas através de mobilizações com grandes números de participantes, em várias formas de ações coletivas de protesto e contestação.
Os campos de movimentos sociais iniciam com as situações que afetam os indivíduos. Onde a percepção da realidade começa a ser influenciada por uma nova consciência que nasce na singularidade. Não são situações apenas casuais e espontâneas, mas dirigidas, frutos de uma construção anterior, de contextualizações que envolvem grande complexidade de fatores, pessoas, grupos, histórias, interesses, disponibilidades. Os movimentos sociais atuam dentro desses contextos. Eles surgem como parte do contexto de uma realidade construída histórica e socialmente. O movimento social é uma necessidade, em que se busca atender a uma demanda por equilíbrio de forças coletivas dentro de uma determinada sociedade.
Os movimentos sociais, que são feitos de indivíduos organizados, pressionam a sociedade e suas instituições para mudarem a realidade. Buscam influenciar as conjunturas, que por sua vez transformarão os contextos e, consequentemente, possibilitarão novas situações para a vida das pessoas. situações que levam os indivíduos a refletirem sobre seu mundo, como, por exemplo, a corrupção, as calamidades públicas, a violência urbana, a miséria. Por isso, movimentos sociais são feitos por pessoas com algum nível de autonomia e emancipação, de crítica sobre si mesma e sua cultura. Somente
...