Modelos Economicos
Casos: Modelos Economicos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Volquier • 29/5/2014 • 2.429 Palavras (10 Páginas) • 225 Visualizações
CENTRO UNIVERSITARIO PLÍNIO LEITE - UNIPLI – ANHANGUERA
Sistemas econômicos
Niterói
2014
Sistemas econômicos
Trabalho solicitado pela disciplina
de Economia, sob a orientação
da Professora: Márcia Marinho
Niterói
2014
RESUMO
A sociedade e o mundo sempre necessitou de uma forma de negociação de bens e serviços, e com isso, surge a inevitabilidade de configurar modelos econômicos. O objetivo desta pesquisa é identificar como os estudantes do curso de engenharia elétrica compreendem o conceito de economia e verificar as suas diferentes formas que permitam o desenvolvimento humano.
Palavras-chave: Economia. Sistemas Econômicos.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO..........................................................................................5
2. COMUNISMO 6
2.1. DEFINIÇÃO 6
2.2. IDEALIZADORES 6
2.3. PAÍSES ONDE ATUA 6
3. SOCIALISMO 7
3.1. DEFINIÇÃO 7
3.2. IDEALIZADORES 7
3.3. PAÍSES ONDE ATUA 8
4. CAPITALISMO 9
4.1. DEFINIÇÃO 9
4.1.1.fases do capitalismo 9
4.1.2.capitalismo e globalização 10
4.2. IDEALIZADORES 10
4.3. PAÍSES ONDE ATUA 10
5. LIBERALISMO 11
5.1. DEFINIÇÃO 11
5.2. IDEALIZADORES 11
5.3. PAÍSES ONDE ATUA 12
6. NEO-LIBERALISMO 13
6.1. DEFINIÇÃO 13
6.2. IDEALIZADORES 13
6.3. PAÍSES ODNE ATUA 13
7. CONCORRÊNCIA PURA 14
7.1. O SISTEMA 14
7.2. IMPERFEIÇÕES 14
REFERÊNCIAS 15
1 INTRODUÇÃO
Esse trabalho tem como objetivo definir alguns dos principais sistemas econômicos no mundo, mostrar como eles se aplicam na sociedade e quais são as suas vantagens e desvantagens, além de também explicar a sua criação e os seus principais pensadores.
2 COMUNISMO
2.1 DEFINIÇÃO
O comunismo pode ser definido como uma doutrina ou ideologia (propostas sociais, políticas e econômicas) que visa a criação de uma sociedade sem classes sociais. De acordo com esta ideologia, os meios de produção (fábricas, fazendas, minas, etc) deixariam de ser privados, tornando-se públicos. No campo político, a ideologia comunista defende a ausência do Estado.
2.2 IDEALIZADORES
As ideias do sistema comunista estão presentes na obra "O Capital" de Karl Marx. Nesta, o filósofo alemão propõe a tomada de poder pelos proletários (operários das fábricas) e a adoção de uma economia de forma planejada para acabar com as desigualdades sociais, suprindo, desta forma, todas as necessidades das pessoas. Outra obra importante, que apresenta esta ideologia, é "O Manifesto do Partido Comunista" de Marx e Engels.
2.3 PAÍSES ONDE ATUA
O comunismo teve surgimento durante a revolução russa em 1917 e atuou na União Soviética entre 1922 e 1991, onde entrou em colapso e deu surgimento a Federação Russa, adotando o sistema capitalista. Esse sistema econômico também atuou em Cuba e na China, que em 1976 deu início a uma abertura econômica nas regiões exteriores do país, permitindo investimentos estrangeiros, incentivando a competição e o lucro, porém mantendo o consumismo no interior do país.
3 SOCIALISMO
3.1 DEFINIÇÃO
O Socialismo é um sistema político-econômico ou uma linha de pensamento criado no século XIX para confrontar o liberalismo e o capitalismo. A ideia foi desenvolvida a partir da realidade na qual o trabalhador era subordinado naquele momento, como baixos salários, enorme jornada de trabalho entre outras.
Nesse sentido, o socialismo propõe a extinção da propriedade privada dos meios de produção e a tomada do poder por parte do proletariado e controle do Estado e divisão igualitária da renda.
A seguir os principais aspectos do socialismo que deixam claro a disparidade com o sistema capitalista:
• Socialização dos meios de produção: todas as formas produtivas, como indústrias, fazendas entre outros, passam a pertencer à sociedade e são controladas pelo Estado, não concentrando a riqueza nas mãos de uma minoria.
...