Movimentos Sociais
Pesquisas Acadêmicas: Movimentos Sociais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: maricavaletto • 3/11/2014 • 1.986 Palavras (8 Páginas) • 328 Visualizações
INTRODUÇÃO
O presente trabalho consiste uma análise dos movimentos sociais junto á democracia, instituições sociais, ONGs e a realidade da sociedade. Os movimentos sociais estão inseridos meio as transformações na política, econômica e social, e são fundamentais na construção de espaços liberativos de forma a manter uma postura críticas em relação ás instituições públicas. Movimento social se refere á um grupo organizado que objetiva alcançar mudanças sociais por meio embate político, conforme seus valores e ideologias dentro de uma determinada sociedade e de um contexto específico e permeados por tensões sociais. Podendo trazer a mudança, a transição ou mesmo a revolução de uma realidade hostil a certo grupo ou classe social. Os movimentos realizam diagnósticos sobre a realidade social, constroem propostas, atuando sempre em redes, constroem ações coletivas que agem como resistência á exclusão e lutam pela inclusão social.
Principais Ideias do Livro Movimentos Sociais e Redes de Mobilizações Civis no Brasil Contemporâneo. GOHN, Maria da Graça.
O livro nos traz uma reflexão que Movimentos Sociais é necessário uma organização bem desenvolvida, e a demanda de mobilização de recursos e pessoas comprometidas. A contemporaneidade os movimentos apresentam ideal civilizado, e nos mostra como podemos construir uma sociedade mais justa, democrática, e evidencia uma igualdade social, para que possamos ter uma justiça social. E mostra que os movimentos sociais apresentam a sua organização um caráter educativo de aprendizagem. Os movimentos sociais sejam novos ou tradicionais encontram-se contextualizados em meio á transformações ocorridas na política, econômica e social, na expansão dos mercados, marcados pela profunda crise estrutural da economia mundial e do país, pelas mudanças nos modelos de organização da produção do trabalho e da dinâmica social, agravada com globalização. Os movimentos sociais são, portanto atores fundamentais na construção de espaços deliberativos de forma a manter uma postura crítica em relação ás instituições públicas, procurando tematizar novas questões que serão analisadas e comparadas com as propostas já existentes, colaborando assim, com o processo de aprofundamento democrático. Não podemos deixar de observar que apesar de os movimentos terem mais espaços políticos, algumas lutas permanecem secular uma delas é a luta indígena, que permanece mais atual que nunca, pois eles continuam brigando pelo direito de manter sua cultura. O que gera os conflitos nas organizações desses movimentos é muito, mas sempre será indivíduos excluídos ou em situação de risco. Na contemporaneidade surgem novas formas de atuação dos movimentos sociais, responsáveis pela alternativa do exercício de cidadania e ação política. Os caminhos percorridos pela sociedade no último século, nos mostra as mudanças, social, econômica e cultural. Podemos dizer que á respeito da luta por mudanças, a participação das camadas populares da sociedade se tornou cada vez mais importante. A população excluída do mercado de trabalho vive a margem da sociedade, e revela que a pobreza, significa uma condição de carência, mas que luta, pois há uma resistência nas injustiças sociais e descobrem a cada dia formas de mudanças através de lutas em busca de sobrevivência. Nos leva a refletir que os movimentos sociais tem uma luta por uma realidade diferente, humana, e mais justa e querem reconhecimento e valorização dos direitos ao cidadão.
Música Grupo Subsolo Preso á Liberdade
A letra da Música Preso á Liberdade nos traz uma reflexão que temos muito ainda a lutar para que possamos conquistar nossos direitos, e que a democracia está somente no papel e não na nossa realidade. Tem que lutar juntos, para que haja e verdadeira democracia, e que a união faz a força de um povo. E que vemos diariamente os direitos conquistados através de movimentos sociais. Na verdade há muito ainda a fazer, mas não podemos desistir de termos uma sociedade mais justa e igual para todos, e temos uma grande luta ainda pela frente por um mundo melhor.
Democracia
Democracia forma de governo em que o povo elege livremente seus representantes e exerce soberania do estado mediante um sistema partidário pluralista, com liberdade de imprensa, de manifestação, de associação e de organização política e respeito aos direitos civis e individuais do cidadão. Democracia é o governo no qual o poder e a responsabilidade cívica são exercidos por todos os cidadãos, diretamente ou através dos seus representantes livremente eleitos. Existem várias formas de democracia na atualidade, porém as mais comuns são: direta e indireta. Na democracia direta, o povo, através de plebiscito, referendo ou outras formas de consultas populares, pode decidir diretamente sobre assuntos políticos ou administrativos de sua cidade, estado ou país. Não existem intermediários (deputados, senadores, vereadores). Esta forma não é muito comum na atualidade. Na democracia indireta, o povo também participa, porém através do voto, elegendo seus representantes (deputados, senadores, vereadores) que tomam decisões a favor daqueles que os elegeram. Esta forma também é conhecida como democracia representativa. Nosso país segue o sistema de democracia representativa. Existe a obrigatoriedade do voto, diferente do que ocorre em países como os Estados Unidos, onde o voto é facultativo (vota quem quer). Porém, no Brasil o voto é obrigatório para os cidadãos que estão na faixa etária entre 18 e 65 anos. Com 16 ou 17 anos, o jovem já pode votar, porém nesta faixa etária o voto é facultativo, assim como para os idosos que possuem mais de 65 anos. No Brasil elegemos nossos representantes e governantes. É o povo quem escolhe os integrantes do poder legislativo (aqueles que fazem as leis e votam nelas – deputados, senadores e vereadores) e do executivo (administram e governam – prefeitos, governadores e presidente da república). Embora existam pequenas diferenças nas várias democracias, certos princípios e práticas distinguem o governo democrático de outras formas de governo.
Instituição Social APAE Santo André
As informações sobre a Instituição Social APAE (Associação de Pais e Amigos dos excepcionais) Santo André foi feita através da internet.
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Santo André, fundada desde 1963, é uma entidade sem fins lucrativos, presta serviços nas áreas de educação, saúde e assistência social, para um público que vai desde recém-nascido até a terceira
...