Movimentos Sociais Brasileiros
Pesquisas Acadêmicas: Movimentos Sociais Brasileiros. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Moniquejcardoso • 30/10/2013 • 806 Palavras (4 Páginas) • 504 Visualizações
Movimentos Sociais: Qual é a reinvidicação¿
Historicamente o nosso país é marcado por centenas de movimentos sociais que tem em seu fundamento basicamente a mudança de posições, seja ela simplesmente pela busca de melhorias sociais, ligadas a saúde, educação, transporte; ou ainda pela busca de transformações radicais no sistema político vigente.
Segundo Paulo Silvino, doutor em sociologia pela UNICAMP, a existência de um movimento social requer uma organização muito bem desenvolvida, o que demanda a mobilização de recursos e pessoas muito engajadas. Os movimentos sociais não se limitam a manifestações públicas esporádicas, mas trata-se de organizações que sistematicamente atuam para alcançar seus objetivos políticos, o que significa haver uma luta constante e em longo prazo dependendo da natureza da causa. Em outras palavras, os movimentos sociais possuem uma ação organizada de caráter permanente por uma determinada bandeira.
De maneira simplista o movimento social se refere a ação coletiva de um grupo organizado que objetiva alcançar mudanças sociais por meio de um embate político, diante de seus valores e ideologias dentro de uma determinada sociedade e de um contexto específico, e o mais interessante e definidor de todo o conceito de movimento social é que ele se encontra permeado por tensões sociais.
Os objetivos dos movimentos sociais podem ser a mudança, transição ou mesmo a revolução de uma realidade hostil a certo grupo ou classe social. Essa luta também pode estar ligado a um ideal, um questionamento da realidade, uma identidade para a luta de defesa dos seus interesses, tornando- se um porta voz de um grupo de pessoas.
Gianfranco Pasquino em sua contribuição ao Dicionário de Política (2004) organizado por ele e por Norberto Bobbio e Nicolau Mateucci, afirma que os movimentos sociais constituem tentativas – pautadas em valores comuns àqueles que compõem o grupo – de definir formas de ação social para se alcançar determinados resultados. Aponta Alain Touraine, Em defesa da Sociologia (1976), para se compreender os movimentos sociais, mais do que pensar em valores e crenças comuns para a ação social coletiva, seria necessário considerar as estruturas sociais nas quais os movimentos se manifestam. Cada sociedade ou estrutura social teria como cenário um contexto histórico (ou historicidades) no qual, assim como também apontava Karl Marx, estaria posto um conflito entre classes, terreno das relações sociais, a depender dos modelos culturais, políticos e sociais. Assim, os movimentos sociais fariam explodir os conflitos já postos pela estrutura social geradora por si só da contradição entre as classes, sendo uma ferramenta fundamental para a ação com fins de intervenção e mudança daquela mesma estrutura.
Fato é, que o nosso país é marcado por movimentos sociais, os cidadãos estão em constante luta por melhorias, os movimentos sociais brasileiros tem grande influencia marxista. No meio urbano a luta é por mais creches, escolas públicas e moradias, por melhoria na saúde e no saneamento básico. Na zona rural expressa-se pelos movimentos dos boias-frias, de posseiros, dos sem-terra, arrendatários e pequenos proprietários. Cada
qual com sua reivindicação, todos demonstram suas inquietações pelas contradições econômicas e sociais da sociedade
...