Neoliberalismo
Projeto de pesquisa: Neoliberalismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 0896 • 2/10/2014 • Projeto de pesquisa • 1.893 Palavras (8 Páginas) • 171 Visualizações
Neoliberalismo
O neoliberalismo nasce em um período pós Segunda Guerra Mundial. Embora seja tratado como um assunto pós-guerra o mundo ainda se encontrava, do mesmo modo que se encontra até os dias de hoje em diversos conflitos econômicos, políticos e sociais que afetavam o desenrolar de uma sociedade cujo objetivo era gozar de um bem estar social mais amplo. Surge em contrapartida a sistemas políticos econômicos/sociais que na época se alastravam vindos do norte europeu, dentre os quais podemos citar o socialismo; E por outro lado buscava resgatar e reeditar as concepções do liberalismo clássico. É um modelo de programa político-ideológico-econômico que também surgiu com ideais voltados a viabilizar uma solução à crise econômica do sistema capitalista, sistema no qual abrange um determinado período de iniciação e vem ocorrendo até os dias de hoje num contexto de globalização. Traz consigo um paradoxo de bem estar social apregoado pelo individualismo, de maneira que da maior importância ao indivíduo, deixando de lado a participação do Estado. Tal racionalidade econômica que prima à individualidade ou das pessoas ou das empresas.
... Sua teoria do conhecimento afirma que, devido à própria natureza do conhecimento econômico, nenhum cérebro único, individual ou coletivo (e ele poderia ter acrescentado agora o sistema computadorizado), é capaz de conhecer todos os fatores relevantes para as decisões econômicas que possam vir a tomar. Da mesma forma, uma autoridade única não pode centralizar com eficácia o conhecimento dos indivíduos. O principal elemento do conhecimento economicamente relevante é, de acordo com Hayek, o “conhecimento do tempo e da circunstância”. Em geral o que é tácito – “coisas que se sabe, mas não se pode dizer” – muitas vezes é efêmero e sempre passível de erro. Como consequência socialmente pode entrar no mundo às cegas: nunca somos capazes de saber as sequelas sociais de nossas ações... (WAINRIGHT, 1998, p.44)
Verdadeiramente, é essa a real intenção do sistema neoliberal, a de diminuir ao máximo e se possível restringir a participação do Estado no que diz respeito à economia, alegando que o sistema econômico tem total autonomia para se auto resolver. Trata com essencialidade questões do bloco econômico-financeiras, de comércio mundial, defesa dos princípios econômicos do capitalismo, livre circulação de capitais internacionais e ênfase na globalização, mínima participação estatal nos rumos da economia de um país, dentre outros. Busca o auto desenvolvimento social e econômico, promovendo a ideia de relações existentes entre a autonomia do individuo e a pouca intervenção do governo no meio de trabalho, em outras palavras quanto menos participação o Estado tiver, maior será o bem-estar social, argumentos no qual gera consequentemente uma “ideia” de desenvolvimento, liberdade e planejamento, resultando em uma combinação de liberdade econômica com resultados sociais. Tudo isso para garantir o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país.
Surgimento do Neoliberalismo
O surgimento do neoliberalismo, ou em outras palavras, o ressurgimento do liberalismo se dá ao fato de o sistema liberal vir perdendo suas forças no cenário mundial, entrando em falência adjunta com a quebra da Bolsa de Valor de Nova York e em mesmos aspectos de no século passado ter ocorrido graves crises econômicas que se alastraram sobre o mundo a partir dos anos 1970, a datar de 1973, com princípios no sistema econômico capitalista que então se afrontava com diminutivas taxas de crescimento e um significado aumento na taxa de inflação. Nesse contexto histórico mundial não se pode falar de neoliberalismo sem citar o saudoso economista austríaco Frederich August Von Hayek. Frederich Hayek concebeu diversas contribuições para a área política, econômica, psicológica, e para as teorias do direito. Mas a real importância dá-se a influência causada no ambiente político econômico social num âmbito neoliberal pela obra (O Caminho da Servidão, 1944). Tal obra de autoria de Frederich Hayek procura transpor ideias concretas de um novo modelo a ser seguido, de providências a serem tomadas com relação aos sistemas existentes na época. Isso se faz presente, pois em sua obra o autor deixa claro ao expressar suas concepções baseadas na crítica à ausência de liberdades dos cidadãos quando se existe um Estado que dita as regras e um suposto estado de bem-estar, que extinguia também a concorrência e os seus aspectos positivos no progresso econômico e social. Vale salientar que teoricamente o neoliberalismo tem como agente Frederich Hayek, entretanto
...