O Conhecimento Interacional
Por: konbi • 26/11/2018 • Relatório de pesquisa • 295 Palavras (2 Páginas) • 3.988 Visualizações
Conhecimento de mundo
Como conhecimento de mundo entende-se toda a experiência de vida do leitor, tudo o que ele já viu, já leu, já ouviu, em sua vida. Muitas vezes o texto traz referências de coisas ou fatos ocorridos há tempos, ou fatos históricos, mitos, crendices, folclore, coisas enfim, que o escritor, na verdade, pretende dialogar com o leitor sobre elas, ou, trazer à lembrança do leitor esses fatos
Engloba-se neste tipo de conhecimento a interação entre o escritor e o leitor. Algumas vezes, o escritor dialoga diretamente com o leitor ou no preâmbulo do livro, ou mesmo no decorrer do texto. Outras vezes, há um trocadilho com uma mensagem implícita esperando o riso do leitor. Da parte do escritor há de haver também preocupação com objetividade daquilo que pretende informar, a adequação dos elementos, coerência, etc. Palavras grifadas, entre aspas, parênteses, são recursos gráficos que o escritor usa para chamar a atenção do leitor. Entende-se, portanto, como conhecimento interacional, que leitor e escritor caminhem juntos.
Conhecimento interacional
O conhecimento interacional é o conhecimento sobre as ações verbais ou seja as interações por meio da linguagem, este tema engloba o conhecimento ilocucional, comunicacional, metacomunicativo e superestrutural.
O conhecimento ilocucional por sua parte é o que nos permite reconhecer os objetivos e propósitos pretendidos pelo autor, ele consiste em notar as reais intenções, as entrelinhas, as coisas que estão escondidas no texto ou seja o que o autor, às vezes, diz sem dizer.
Assim o conhecimento ilocucional pode ser dividido em duas partes, as que o autor deixa claro desde o principio quais são seus objetivos e o que foca na falta de conhecimento ilocucional levando em consideração que “nem tudo o que está dito é o que está dito”
Por exemplo:[pic 1][pic 2]
...