O Mercosul
Por: RaphaRattes • 1/7/2015 • Trabalho acadêmico • 513 Palavras (3 Páginas) • 178 Visualizações
[pic 1]
Relações Internacionais
Turno Noite - 3º Período
Campus Barra
Professor Jorge Sápia
Raphael Rattes Sampaio
Matrícula: 2014102575
http://lattes.cnpq.br/3880764501933166
Rebecca Da Cruz Araujo
Matrícula: 2014102158
http://lattes.cnpq.br/6299517634505367
MERCOSUL
SUA IMPORTÂNCIA NA AMERICA LATINA
Mercosul - Mercado Comum - Economia
O Mercado Comum do Sul (Mercosul) é a união aduaneira de cinco países da América do Sul: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela (incorporada em 2012). Equador, Chile, Colômbia, Peru e Bolívia são membros associados que participam das reuniões, mas não possuem poder de voto. Nova Zelândia e México participam apenas como observadores.
Um Tratado, assinado entre Brasil e Argentina em 1988, definiu como meta o estabelecimento de um mercado comum, ao qual outros países latino-americanos poderiam se unir. Em 1991, com Uruguai e Paraguai, os quatro países assinam o Tratado de Assunção, inicialmente estabelecendo uma zona de livre comércio, em que não tributariam ou restringiriam as importações um do outro.
A partir de 1995, esta zona tornou-se uma união aduaneira, em que todos poderiam cobrar as mesmas quotas nas importações dos demais países (tarifa externa comum). Posteriormente, Israel e Egito assinaram Tratados de Livre Comércio com o bloco.
O foco do Mercosul na América Latina começa sendo, entre os países membros, criar um mercado comum com livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos; adotar uma política externa comum; apresentar posições e posturas semelhantes em foros internacionais; coordenar políticas macroeconômicas e setoriais; e harmonizar legislações nacionais, visando uma maior e mais uniforme integração. O bloco amplia ainda as possibilidades para que os países alcancem sua máxima produtividade, exercendo a chamada “economia de escala”, baseada no processo produtivo de forma que se atinja a máxima utilização dos fatores produtivos envolvidos no processo, visando como resultado baixos custos de produção e o incremento de bens e serviços.
Alguns objetivos do Mercosul são a ampliação das relações comerciais entre os países-membros através da diminuição de dependência dessas nações para com a exportação de produtos primários; a liberalização de serviços que, quando aprovada, garantirá o reconhecimento das formações profissionais que ocorreram em outros países do bloco, ou seja, um profissional formado na Argentina, por exemplo, poderá livremente exercer sua profissão em qualquer outro país do Mercosul; legislação comum em diversos setores, como o fiscal, econômico, comercial e político; livre circulação de pessoas; implantação de uma moeda única e, consequentemente, um Banco Central para o Mercosul, assemelhando-se em muito à metodologia implantada na Europa pela União Europeia.
...