O NEGÓCIO DA CHINA
Por: Danilo Martins • 31/8/2019 • Artigo • 2.595 Palavras (11 Páginas) • 198 Visualizações
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS
DANILO MARTINS SILVA
NEGÓCIO DA CHINA
GOIÂNIA/2019
DANILO MARTINS SILVA
[pic 1]
NEGÓCIO DA CHINA
Trabalho elaborado para fins de avaliação parcial de NII, na disciplina de Língua Portuguesa do 1º período de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, sob orientação da Profª. Ma. Adélia Freitas da Silva.
[pic 2]
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
GOIÂNIA/2019[pic 3]
[pic 4]
NEGÓCIO DA CHINA
Danilo Martins Silva[1]
Resumo
O trabalho apresentado tem como objetivo principal identificar e buscar compreender quais são as principais questões e articuladores que permitem a China a possuir um intenso e contínuo fluxo de mulheres e crianças sendo traficadas pelo país. É discorrido separadamente sobre cada um desses aspectos e como eles influenciam na permanência dessa prática altamente ilegal. O artigo também discute sobre as leis do país que em teoria deveriam proporcionar segurança física e financeira a seus habitantes, apresentando algumas citações e pesquisas previamente realizadas sobre tais assuntos. E por fim, é feita uma análise que procura entender como o tráfico humano e seus influenciadores afetam vários pontos socioeconômicos e de segurança sobre a China.
Palavras-chave: exploração sexual; trabalho escravo; tráfico humano na China.
Abstract
The main objective of this paper is to identify and seek to understand the main issues and articulators that allow China to have an intense and continuous flow of women and children being trafficked across the country. It's discussed separately each of these aspects and how they influence the permanence of this highly illegal practice. The article also discusses the laws of the country that in theory should provide physical and financial security to its inhabitants, presenting some citations and research previously done on such subjects. And finally, an analysis is made that seeks to understand how human trafficking and its influencers affect various socioeconomic and security points about China.
Key words: sexual exploitation; slavery work; human trafficking in China.
1 INTRODUÇÃO
O tema a ser discutido será sobre o tráfico humano entre a China e seus países vizinhos, com enfoque nas mulheres e crianças. Apesar de muito recorrente, este ainda é um assunto muito pouco trabalhado. Essa prática surgiu internacionalmente em nossa antiguidade, mas, nos dias atuais se apresenta de várias maneiras.
No país em questão, essa atividade criminosa vem sendo influenciada pela exploração sexual de mulheres, por casamentos arranjados, trabalho escravo em grande escala e, pelo desejo dos pais em terem filhos do gênero masculino, o que motivou o tráfico internacional de crianças.
Ao se ter intensa compreensão, através de pesquisas e dados sobre o que leva a China a ter uma grande incidência dessa realidade, e as consequências dessa prática para a sociedade. Mostra-se necessária a atitude da população em cobrar de seus representantes, soluções que eliminem ou amenizem o problema.
Tal pesquisa se justifica por poder servir de base para a sensibilização da sociedade, ajudando assim, a divulgar e a aumentar a discussão sobre o assunto. Podendo também ser aproveitada pelos estados, que podem dedicar-se mais na educação, na divulgação de informações e no melhoramento da economia de áreas mais propensas à prática dessas atividades.
2 Principais influências do tráfico internacional na China
Prostituição e Exploração Sexual
Na China apesar de ilegal, a prostituição é uma prática que vem desde seus tempos antigos. Essa ação é em sua maioria praticada por mulheres, que atraídas por promessas de uma vida melhor, deixam suas casas e famílias, saem da área rural e vão para os centros urbanos em busca de realizar seus sonhos. Segundo levantamentos feitos, calcula-se que pelo menos 10 milhões de chinesas se dedicam a esse ofício. Grande parte dessas mulheres exercem tais “serviços” por vontade própria.
Entretanto não é descartada a minoria que por vezes são enganadas por pessoas que dizem que irão lhes conseguir empregos convencionais, onde conseguirão certa estabilidade financeira, conseguindo até mesmo enganar suas famílias. Após serem retiradas de suas casas, são levadas para hotéis, karaokês e outros locais, onde são forçadas a trabalharem e servirem sexualmente aos clientes que frequentam tais estabelecimentos.
“coletou informação nas cidades sulinas de Shenzhen e Dongguan - conhecida como a cidade "do pecado"-, calcula que pelo menos 10 milhões de mulheres chinesas se dedicam a este ofício” (Terra, 2017).
Olhando para as fronteiras tem-se um grande volume de mulheres que migram também para a China em busca de um futuro melhor, em busca de empregos e de estabelecer família. No entanto muitas, em momentos de desespero, acabam caindo nas mãos dos mesmos exploradores, que com suas promessas e boa lábia, acabam por as convencer de que isso será o melhor que elas conseguirão no país. Após conseguir o máximo de lucro com essas mulheres, as libertam nas ruas sem ter para onde ir, algumas conseguem voltar as famílias, já outras acabam voltando para o mundo da prostituição voluntariamente para poderem sobreviver.
...