O Neo Realismo
Por: juliaaaaaw • 13/4/2017 • Resenha • 298 Palavras (2 Páginas) • 666 Visualizações
O Neo Realismo constitui uma abordagem teórica contemporânea das Relações Internacionais pautada primordialmente pela reconfiguração da teoria realista clássica. A introdução das Organizações Internacionais como ator relevante na compreensão do mundo atual e a ciência como estrutura epistemológica da produção de conhecimento na área estruturam os dois pontos principais da nova teoria. A consolidação da Organização das Nações Unidas propicia o aparecimento e desenvolvimento do Neo Realismo.
O Realismo clássico discorre a respeito da centralidade estatal, a qual objetiva a sua sobrevivência através do poder. O Estado, no Sistema Internacional, caracteriza-se como ator central, ator monolítico, agente unitário, soberano e auto interessado. Todas as interações estatais, as quais constituem-se como um jogo de soma zero, envolvem a desigualdade de poder. O Sistema Internacional, para os Realistas, é estruturalmente anárquico, fato que obriga os Estados a preocuparem-se, prioritariamente, com a sobrevivência. As Organizações Internacionais, de acordo com a teoria realista clássica, constituem um mero epifenômeno no ambiente externo, as quais existem porém não influenciam no comportamento estatal.
O transcurso da teoria realista para a abordagem neo realista se dá com a introdução do uso do método científico nas ciências humanas e, também, com a consolidação das Organizações Internacionais. Em relação ao primeiro, os neorrealistas e realistas clássicos acordam que o comportamento dos Estados configurava-se de maneira regular passível de comprovação. O uso do método científico, dessa forma, não constituiu uma dificuldade analítica para a nova teoria. No entanto, a consolidação das Organizações Internacionais constitui um óbice na formulação básica do Neo Realismo devido ao fato de deprimir a soberania de um Estado. O surgimento das armas de destruição em massa, todavia, demanda a consolidação de Instituições Internacionais. Torna-se racional, no âmbito da teoria Neo Realista, arquitetar um organismo no Sistema Internacional capaz de evitar uma possível tragédia dos comuns.
...