Organizações internacionais
Tese: Organizações internacionais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ferfof • 27/4/2014 • Tese • 1.231 Palavras (5 Páginas) • 241 Visualizações
Faculdade Anhanguera de Valinhos
Direito
Economia
Atividades Práticas Supervisionadas
Etapa 4
Passo 3
As organizações internacionais, conhecidas também como organizações intergovernamentais, são divididas em varias áreas, sendo elas:
- ONU (Organização das Nações Unidas)
- OEA (Organização dos Estados Americanos)
- OMC (Organização Mundial do Comércio)
- OCDE (Organização para a Cooperação do Desenvolvimento Econômico)
- OMS (Organização Mundial da Saúde)
- OIT (Organização Internacional do Trabalho)
- FMI (Fundo Monetário Internacional)
OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte)
Como visto as divisões das organizações das instituições abrangem saúde, economia, direitos humanos e outros.
Abordaremos entidades voltadas para a economia.
O Fundo Monetário Internacional Criado em 1945, sua sede é na cidade norte-americana de Washington; veio para evitar crises graves na economia internacional em geral e nas economias dos seus países membros, isso na sua criação no final da II guerra mundial.
Atualmente sua função, tem como objetivos principais a manutenção da estabilidade financeira e monetária no mundo, oferece empréstimos a juros baixos para países em dificuldades financeiras. Em troca, exige desses países que se comprometam na perseguição de metas macroeconômicas, como equilíbrio fiscal, reforma tributária, desregulamentação, privatização e concentração de gastos públicos em educação, saúde e infraestrutura, o aumento do nível de emprego e a diminuição da pobreza. Conta com a participação de 188 nações.
Cada país possui uma cota de participação no fundo, estabelecida preliminarmente, o destaque é para os países desenvolvidos, que são os maiores cotistas; por essa razão, são eles que gerenciam o organismo.
No seguimento financeiro existe também uma entidade criada em 1944 junto com o FMI, o Banco Mundial, o Banco é composto por duas instituições: Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) e Associação Internacional de Desenvolvimento (AID). O Grupo Banco Mundial abrange estas duas e mais três: Sociedade Financeira Internacional (SFI), Agência Multilateral de Garantia de Investimentos (MIGA) e Centro Internacional para Arbitragem de Disputas sobre Investimentos (CIADI), sua missão, até então somente o BIRD, foi de financiar a reconstrução dos países devastados pela Segunda Guerra Mundial.
Com o tempo a missão evoluiu para a de financiamento do desenvolvimento dos países mais pobres e de auxílio financeiro atualmente tem a participação de 184 países.
A presidência da Instituição na maioria das vezes é ocupada por um norte-americano, sem consulta prévia dos demais países. O banco também se envolve em emergências humanitárias e catástrofes naturais.
Neste rol de organização econômica um forte aliado aos países é a Organização Mundial do Comércio (OMC), com o crescimento de países subdesenvolvidos, a globalização e o comercio internacional mais forte surgiu a necessidade da criação de um órgão regulamentador comercial, ditando assim a forma dos negócios realizados internacionalmente, mesmo com os países realizando acordos positivos, os grandes países em negociação com de menor potencial consegue deixar a negociação positiva para seu lado, dai a OMC nasceu para equiparar as negociações, criada em 1995, está sediada na cidade de Genebra, Suíça.
Antes da instauração da OMC existia o GATT (Acordo Geral de Tarifas e Comércio) que foi implantado a partir de 1947 para estabelecer o livre comércio, no entanto, não havia uma consideração em relação às disparidades existentes entre os países, dessa forma, todos os tributos de exportação e importação eram iguais, com isso as economias fragilizadas nem sempre conseguiam prosperar economicamente.
Fontes
http://portalrevistas.ucb.br/index.php/rvmd/article/viewFile/2585/1576
http://www.tensoesmundiais.ufc.br/artigos/Revista%205/Adjacy.pdf
http://pt.wikipedia.org
http://www.cetesb.sp.gov.br/licenciamentoo/onde_fazer/banco_mundial.asp
- Manual das organizações internacionais
Autor: Seitenfus, Ricardo
Editora: Livraria do Advogado
Temas: Geografia, Relações Internacionais
- Teoria Geral das Organizações Internacionais
Autor: Cretella Neto, José
Editora: Saraiva
Temas: Geografia, Direito Internacional.
Passo 4
Com o término da Segunda Guerra Mundial constatamos que houve a necessidade da criação de estruturas regulamentadoras e organizadoras de vários segmentos, com importante função as organizações econômicas chegaram para estabilizar os países devastados e impor regras de condutas para os de grande potencial, dando uma equidade harmônica entre estes, Para tanto, inicialmente foi criada a Organização Internacional do Comércio, que, infelizmente, não chegou a entrar em vigência, já que seu principal impulsionador, os Estado Unidos, não ratificou o acordo. Paralelamente, em uma Conferência convocada pela recém criada Organização das Nações Unidas (ONU), 23 países, reunidos em Genebra, criaram o GATT, Acordo sobre Tarifas e Comércio, sendo este acordo o propulsor da Organização Mundial do Comércio, OMC.
O Fundo Monetário Internacional (FMI), tem como escopo de cuidar do sistema monetário internacional, por meio da promoção da cooperação de seus membros, seus objetivos são os de
...