Os Negros E Os Programas Assistenciais
Artigo: Os Negros E Os Programas Assistenciais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ellenbgc • 21/5/2014 • 1.272 Palavras (6 Páginas) • 382 Visualizações
Os negros foram trazidos da África por volta de 1530. Durante mais de 350 anos, a maior parte do trabalho no Brasil foi realizada por essa mão-de-obra escrava. Além de sustentar a economia, eles ajudaram a enriquecer a nossa cultura. Hoje, os afro-brasileiros representam quase metade da população e sua influência está presente na música, na dança, na língua, na culinária, e no folclore.
A dramática situação social do Brasil tem exercido influencia na ação do estado, especialmente nos últimos anos, mediante a política gradativamente ampliada para o enfrentamento das situações de miséria e de violação de direitos fundamentais à vida. Esse desrespeito à vida acontece predominantemente com a população negra. Ao estudamos a estrutura dos quilombos e acorrendo no contexto histórico do Brasil, sabemos que a população negra aumenta sua representação nas camadas mais pobres e com predominância negra nos grupos de miseráveis, ou seja, a maioria das crianças que trabalham dos idosos desassistidos, dos desempregados são negros.
fonte: revista Afro
O princípio da universalidade garantido legalmente direciona as políticas de assistência social para redução das desigualdades sociais, embora não proporciona indiscriminalmente a todos os cidadãos pobres e ricos, pois busca os cidadãos do universo de bens, direitos e serviços que são patrimônio de todos. Considerando que o desemprego e subemprego acontecem com maior incidência na população negra consequentemente interferindo no acesso ao patrimônio de todos, configurados em direitos sociais, bens e serviços garantidos pelo princípio da universalidade.
Um grande desafio do estado brasileiro, não sendo diferente para política de assistência social é realizar uma ação integrada para responder as demandas sociais, especialmente à questão racial.
A política de igualdade racial consubstancia-se em um conjunto articulado de concepções, diretrizes e indicativos de programas e ações que tem como objetivo assegurar êxito e penalidades á implementação de programas e medidas, sobretudo, administrativas, destinadas a promoção da igualdade racial.
A Constituição de 1988; orienta a organização das políticas de seguridade social tendo como base o objetivo da descentralização política, entre outros, visando o caráter democrático da gestão. Entretanto, esses objetivos vêm se configurando como uma estratégia para escamotear a pobreza e redistribuir a responsabilidade entre o poder público, os governos estaduais, municipais e a sociedade. Neste contexto podemos destacar que o racismo é qualquer pensamento ou atitude que separam as raças humanas por considerarem algumas superiores a outras. Quando se fala de racismo, o primeiro pensamento que aparece na mente das pessoas é contra os negros, mas o racismo é um preconceito baseado na diferença de raças das pessoas.
Pode ser contra negros, asiáticos, índios, mulatos, e até com brancos, por parte de outras raças. Por terem uma história mais sofrida com o preconceito, os negros são principal referência quando é discutido o tema racismo.
O racismo em uma pessoa tem diversas origens, depende da história de cada um. Em alguns casos, pode ser por crescerem ouvindo as diferenças e superioridade de determinadas raças, em outros, alguma atitude que moldou seu pensamento. Além disso, algumas pessoas valorizam tanto a superioridade de raças que acreditam na purificação delas, onde dominariam o meio em que vivem. Essa justificativa apareceu na escravidão, em que os negros trabalhavam em condições precárias e eram vendidos como objetos.
Com isso, percebe-se como o racismo fez parte da história, e como alguns grupos sofreram muito com isso. Embora no Brasil haja uma forte mistura de raças, a incidência de racismo pode não ser tão evidente para alguns, mas ele não deixa de existir. Em alguns casos, ele ocorre de forma sutil, em que nem é percebido pelas pessoas.
Fonte: http://www.geledes.org.br/em-debate/colunistas/885-plano-de-acao-brasil-eua-contra-o-racismo
Desta forma nos construto básico de uma política de identidade, que seja para criança, jovens, homens e mulheres negos, são de extrema importância, pois a cada dia, vemos nos meios de comunicações atos de racimos contra os negros.
Programa Bolsa Família
A População negra é a maior beneficiária de programas sociais no Brasil, Bolsa Família e outras ações do governo federal contribuem para um resgate histórico, que melhora a renda, dá mais acesso à saúde e à educação, oferece oportunidades de qualificação profissional e incentiva o empreendedorismo
O Programa Bolsa Família trouxe um resgate histórico: a redução da pobreza entre a população negra. Hoje, das 13,8 milhões de famílias atendidas pelo programa, 73% se autodeclaram pretas ou pardas. São mais de 10 milhões de famílias que, por meio da transferência de renda, saíram da extrema pobreza e estão construindo um futuro melhor para seus filhos, com mais acesso à saúde e à educação.
Neste programa existe condicionalidades para a transferência de renda, as crianças que tem suas famílias beneficiadas precisam cumprir o calendário de visitas aos postos de saúde e estarem matriculadas na escola pública.
Fonte: http://www.brasil.gov.br
Programa
...