PIM – Projeto Integrado Multidisciplinar
Por: Mariane Todeschini • 5/6/2017 • Trabalho acadêmico • 2.608 Palavras (11 Páginas) • 380 Visualizações
UNIP-UNIVERSIDADE PAULISTA
COMÉRCIO EXTERIOR – EAD
PROJETO
PIM – Projeto Integrado Multidisciplinar
SÃO PAULO
2017
UNIP-UNIVERSIDADE PAULISTA
COMÉRCIO EXTERIOR - EAD
PROJETO
Pim – Projeto Integrado Multidisciplinar
ACADÊMICOS
Projeto multidisciplinar desenvolvido e apresentado ao curso de Comércio Exterior da Universidade Paulista em São Paulo- SP.
SÃO PAULO
2017
Sumário
1 Introdução 4
2 Descrição da Empresa 5
2.1 Denominação e forma de constituição 5
2.2 Dados e fatos relevantes da empresa 5
2.3 Forças de trabalho 6
2.3.1 Núcleo no Brasil: 6
2.3.2 Núcleo Brasil Polo Logístico - MPP: 6
2.3.3 Núcleo Brasil polo aéreo: 6
2.3.4 Núcleo Angola 6
3 Principais Produtos 7
3.1Principais Concorrentes da organização e aspectos relevantes de cada um 8
3.2 Organogramas da organização 8
3.3Atuações na Gestão Ambiental 9
4 Comunicação empresarial 10
4.1 Estrutura de comunicação 11
4.2 Planejamento de comunicação 11
5 Técnicas de informática 12
6 Conclusão 13
1 Introdução
Este projeto apresenta os resultados da pesquisa realizada Junto à empresa Terra Brasil, com requisito parcial para a obtenção do título de gestor tecnológico em comércio exterior da Universidade Paulista – UNIP.
O objetivo geral do projeto foi a análise dos conceitos técnicos estudados durante o curso e tendo como base a disciplina de Fundamentos da Administração, e as disciplinas complementares de Comunicação empresarial e Técnicas de informática e sua comparação com as práticas de gestão empresarial, tendo ainda incluso neste projeto as informações de âmbito geral acerca da empresa pesquisada.
2 Descrição da Empresa
Terra Brasil
Visitamos e pesquisamos a Vander de Roses Aires Silveira ME, em Arujá, São Paulo, que possui os setores responsáveis pelas áreas de logística, comércio e exportação, onde tivemos a oportunidade de conhecer e conversar com os gestores principais e alguns colaboradores da Unidade Brasil e Angola, identificando assim seus pontos fortes e os problemas que enfrentam no dia a dia.
2.1 Denominação e forma de constituição
Nome Fantasia: Terra Brasil
Ramo de Atividade Logística, comércio exterior e desenvolvimentos de indústrias.
Microempresa, sem capital aberto, compradora e prestadora de serviços no segmento de Importação e Exportação.
Juntamente com seu diretor, ocorrem reuniões periódicas para manter o funcionamento adequado das atividades com total participação dos colaboradores para o surgimento de novas ideias.
2.2 Dados e fatos relevantes da empresa
Empresa foi aberta em Junho de 2003, a partir da visão da necessidade, deficiência e falta de mão de obra especializada que ocorriam nos países de origem africana devido a anos de guerra civil, onde localmente não conseguiam se reestruturar e reorganizar sua economia e mercado. Após 2 anos de trabalho em território angolano, a empresa Terra Brasil fechou parceria com uma empresa do Congo Brazaville, chamada Dimbatsa Lda., (Escreve-se LDA.), afim de expandir o alcance das vendas e exportações. Referida parceria foi finalizada após 3 (três) anos devido encerramento das atividades da empresa congolesa. A 7 (sete) anos atrás uma nova parceria foi iniciada com um sócio angolano, tendo a empresa o mesmo nome, mas respeitando as regras do país. Tal parceria funciona até a data presente. Portanto, de um início difícil e desconhecido, onde a Terra Brasil tinha o sonho de apresentar e concretizar seu trabalho em território angolano, hoje atende todo o território africano com muita competência e profissionalismo.
2.3 Forças de trabalho
Hoje a empresa conta com um tipo de estrutura enxuta onde contém 4 núcleos de trabalho. Uma central em Angola – Luanda e mais dois representantes também em território africano, envolvendo uma média de 80 pessoas entre funcionários, parceiros e colaboradores.
2.3.1 Núcleo no Brasil: parte comercial e administrativa, que contém um diretor e um gerente com curso superior, uma funcionária administrativa, uma funcionária responsável por marketing e 4 colaboradores diretos operacionais.
2.3.2 Núcleo Brasil Polo Logístico - MPP: para maior excelência em qualidade de envios, a empresa terceiriza o polo logístico onde conta com 32 funcionários para a parte geral de estoque, recebimento e conferência de materiais, tal como a parte de embalagem, despacho e procedimentos de carregamento de contentores, liderado por dois funcionários especializados em logística marítima.
2.3.3 Núcleo Brasil polo aéreo: sempre pensando na organização das cargas, foram separados os estoques e logística de envios marítimo e aéreo, assim possibilitando maior facilidade e administração nos envios. 7 (sete) funcionários operacionais cuidam desta parte.
2.3.4 Núcleo Angola: Conta com dois funcionários que ficam responsáveis pela sub gerência do escritório angolano fazendo uma administração tática e correspondendo tudo aos administradores responsáveis por todo o sistema. Além disto, dois funcionários na área financeira que organizam e realizam os trâmites financeiros cambiais e um funcionário operacional.
...