POLÍTICAS PÚBLICAS
Pesquisas Acadêmicas: POLÍTICAS PÚBLICAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Fernandes_eu • 11/10/2014 • 416 Palavras (2 Páginas) • 247 Visualizações
1. Diferencie os termos policy e politics explicitando de que forma ambos se relacionam com a formulação de políticas públicas.
Politics se refere à ciência que trata de fenômenos relativos ao Estado, à política partidária, interesses partidários e interesses particulares que expressam a relação de poder e tem a finalidade de alcançar ou produzir uma solução pacífica de conflitos relacionados às decisões públicas. Policy se refere à diretriz, a filosofia e os princípios implantados pelo governo ou qualquer tipo de organização, através de formulação de propostas, decisões e sua implementação pelas organizações públicas com temas que dizem respeito a coletividade, mobilizando interesses e conflitos.
A Policy está relacionada a atividade do governo em desenvolver políticas públicas a partir do processo da política. A relação do termo Politics e Policy está no fato de as políticas públicas (policy) são resultantes de atividades políticas (politics), sendo um conjunto de decisões relativas a ordem de valores que envolvem os bens públicos.
2. O que são stakeholders? De que forma influenciam no ciclo de políticas públicas? Em que consiste a análise de stakeholders?
Os atores políticos são inúmeros e variam segundo cada tipo de política pública no qual estão envolvidos, específicos, os stakeholders. É todo público que tenha algum interesse na organização. Em relação às motivações e interesses dos stakeholders busca estabelecer parceria para o desenvolvimento e implementação na definição de políticas públicas.
3. Relacione a tomada de decisão em termos de políticas públicas com o conceito de “custo de oportunidade”.
A sociedade tem recursos limitados para serem alocados em políticas públicas. Cada projeto envolve custos e benefícios, que devem ser mensurados para que não se continuem com projetos cujos custos superem os benefícios. O objeto é maximizar o ganho líquido das políticas públicas e, em princípio, deve-se adotar aquela possibilidade que tenha a maior relação benefício/custo. Entende-se que a adoção consistente de políticas eficientes fará com que toda a sociedade seja beneficiada no longo prazo, levando ao custo de oportunidade.
4. Você acha que a política pública impacta todos os segmentos da sociedade da mesma forma?
Não. A pesar de hoje vivermos a chamada política participativa, mais nem sempre fomos assim, não tínhamos tradição de Estado regulador, mas de Estado fazedor, protetor. O Estado que regule que negocie com a sociedade os espaços políticos, só hoje estamos aprendendo a fazer. O Estado regulador requer o diálogo entre governo e sociedade civil, e nós não temos tradição de fazer isso. Quando as políticas públicas são bem elaboradas e com uma visão ampla e
participativa da sociedade se traduzem em resultados positivos.
...