Pedido de vida
Por: bruna04 • 4/5/2015 • Trabalho acadêmico • 258 Palavras (2 Páginas) • 154 Visualizações
Atividade Colaborativa – AVA
Disciplina: Relações Sindicais e Negociações Trabalhistas
Professor-Tutor: Marisa Ap. de Paula Assis
Aluno: Leandro Vitti – RA: 8408140989 – Anhanguera Campinas II
20/03/2015
Relatório da análise da charge “evolução do homem na história do trabalho dentro da sociedade humana”.
Inicio minha análise a fundamentando no Marxismo, justamente porque o mesmo compreende o homem como um ser social histórico e que possui a capacidade de trabalhar e desenvolver a produtividade do trabalho.
Ora, o trabalho começou a existir juntamente com o surgimento dos povos e acompanha a sociedade humana até os dias atuais. A partir do momento que trabalho é o conjunto de atividades realizadas ou esforços com o objetivo de atingir uma meta, seja ela qual for, entende-se que é necessário para a sobrevivência da humanidade e prosseguimento da sociedade.
É bem verdade que toda atividade laboral tem seus percalços e dificuldades, e que independente da atividade, seja ela lascar uma pedra ou operar um computador, deve ser feita da melhor forma possível.
Agora, entramos em vários questionamentos: Será que a atividade desempenhada está sendo bem ou adequadamente remunerada? Será que o ambiente, condições e proteções para o trabalho estão adequados?
Para responder estas e outras inúmeras questões, é que a sociedade precisou passar por fases e revolução, fazendo que a sociedade proletariada e os governantes se mobilizassem e criassem normas e leis que assegurassem aos trabalhadores vários diretos e deveres.
Existe uma luta constante para que as normativas sejam devidamente cumpridas e para que o trabalho seja entendido como necessário, como disse Max Weber na célebre frase: “...O trabalho dignifica o homem.”
...