Planejamento Estratégico Governamental
Trabalho Universitário: Planejamento Estratégico Governamental. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gijanu • 28/7/2014 • 408 Palavras (2 Páginas) • 310 Visualizações
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO GOVERNAMENTAL – UNIDADE III – METODOLOGIA DE DIAGNÓSTICO DE SITUAÇÕES
GLOSSÁRIO
Ação estratégica – tornar possível, no futuro, o que hoje parece impossível ou improvável, e manter atenção sobre o que é mais importante fazer para atingir os objetivos traçados.
Ator social – é uma pessoa, grupo ou organização que participa de algum “jogo social”, que possui um projeto político, controla algum recurso relevante, tem, acumula (ou desacomoda) forças no seu decorrer e possui, portanto, capacidade de produzir fatos de viabilizar seu projeto. (MATUS, 1996)
Diagnóstico – explicar a realidade sobre a qual se quer atuar ou mudar; foi, e tende a ser.
Estratégia – verificar a viabilidade do projeto formulado e conceber de forma de executa-la, é possível? como fazer? .
Fluxograma – é um mapa cognitivo que busca sintetizar a discussão realizada por uma equipe sobre uma determinada situação problema
Formulação – expressar a situação futura desejada ou plano; o que deve ser.
Governabilidade - é a capacidade do governo de implementar suas políticas através de articulação entre partidos que formam maioria na base aliada. Envolve o atendimento ou troca de interesses políticos, de forma que o Executivo consiga apoio parlamentar na aprovação de projetos legislativos, dando em contraprestação, nesse jogo de poder, ministérios e cargos para seus aliados.
Governança – é o recurso cognitivo com o qual conta a equipe de governo e deriva desse conjunto de fatores.
Jogo social – Jogo social ou jogo político que tipicamente ocorre nas atividades de PEG, as regras do jogo podem alterar-se em função de jogadas e de acumulações dos jogadores.
Momentos da Gestão Estratégica – momento é uma instância repetitiva, pela qual passa um processo encadeado e contínuo, que não tem princípio e nem fim.
Operação – agir sobre a realidade, fazer, implementar, monitorar, avaliar.
Problema estruturado- quando é possível enumerar todas as variáveis que o compõem, precisas todas as relações entre as variáveis, fazer que todos os jogadores reconheçam como tal a solução proposta.
Problema quase estruturado – quando se podem enumerar apenas algumas das variáveis que o compõem, precisar apenas de algumas das relações entre as variáveis, entender suas soluções como, necessariamente, situacionais, isto é, aceitáveis para um ator e vistas com restrições por outros.
Projeto de governo – que pode ser entendido como o conjunto dos objetivos que ele possui e que expressam os desejos da parte da população que o elegeu.
Triângulo de governo – formado por três variáveis interdependentes e cada uma dessas variáveis se encontra em um dos vértices do triângulo.
...