Plano Marshall
Por: Rodolpho Talon • 11/5/2015 • Relatório de pesquisa • 534 Palavras (3 Páginas) • 240 Visualizações
Introdução
Vitelo é uma carne macia obtida de bezerros novos, na maioria das vezes proveniente do gado leiteiro, machos que estão sendo criados e abatidos com 20 semanas, os mesmos geralmente são da raça holandesa por se comportam melhor, mais também podem ser facilmente substituídos pela raça Holandês-Zebu uma raça mais adaptada ao clima do Brasil, mas como tudo depende da sua criação do gado leiteiro e de sua região, estes também podem ser vendidos para fabricas de linguiça ou até mesmo abatidos ao nascimento, sempre visando o maior lucro da fazenda, mas da forma que estão indo as coisas e com o crescimento e inovação da produção animal, a espera é que este mercado aumente junto com a procura por este tipo de produto, mesmo que em algumas produções leiteiras ainda exista uma grande desvalorização do bezerro, por gastos com alimentação e manejo.
O tratamento deste bezerro acontece de forma confinada, tendo uma alimentação que o diferencia dos demais animais de corte. Ao nascimento, o bezerro realiza a ingestão do colostro, passa pela cura do umbigo, até então procedimentos comuns a qualquer animal de criação, porém, este animal não fará ingestão de alimentos sólidos, será apenas de leite e/ou, como na maioria dos casos, feita com sucedâneo, sempre realizando uma oferta adequada de nutrientes, através de um leite de qualidade. Esta alimentação nutritiva é de vital importância para que ele possa ser abatido com o peso desejável, que pode variar de 57Kg até 227Kg.
De acordo com seu peso e tempo de vida ao abate, o vitelo poderá receber as seguintes classificações: “Bob-veal” são obtidos de bezerros abatidos com menos de quatro semanas de idade, e menos de 57 kg de peso vivo (aproximadamente 31 kg de peso da carcaça). Bezerros abatidos entre 4 e 12 semanas de idade, pesando entre 57 e 140 kg (aproximadamente 31 a 77 kg de peso da carcaça), são conhecidos como vitelos (“vealers”). Animais abatidos mais tarde, entre 12 e 20 semanas, e mais pesados, entre 140 e 227 kg de peso vivo (aproximadamente 77 a 125 kg de peso da carcaça), são chamados de vitelos especiais (“special-fed veal”). Muito embora as carcaças dos “bob veals” contenham menos gordura do que aquelas dos vitelos especiais, a maior percentagem de osso dos “bob veals” resulta em menor rendimento de carcaça (mais osso e gordura) quando comparada aos vitelos especiais. A qualidade superior da carcaça do vitelo especial torna-o mais procurado para a comercialização.
[pic 1]
Fonte: Embrapa Gado de Leite
Por decorrência do alto custo de produção e, consequentemente, alto preço do kg da carne, não há expectativas que a produção de vitelos possa assumir importância significativa nos negócios da pecuária brasileira. Contudo, pode-se esperar que a demanda por este tipo de carne deva seguir em crescimento. Outra possibilidade é o mercado externo, que possui boa comercialização deste tipo de produto.
Proposta do Grupo
● Como proposta para desenvolvimento do nosso trabalho, estaremos montando nosso sistema de produção na cidade de Campinas.
...