Politica Industrial Brasil E Coréia
Ensaios: Politica Industrial Brasil E Coréia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: liviaytatibana • 9/11/2013 • 707 Palavras (3 Páginas) • 548 Visualizações
Fale sobre a questão colocada pelo economista acerca da importância da Política Industrial dos diferentes países e também da diferença destacada de desenvolvimento entre Brasil e Coréia do Sul.
Ele acredita na política industrial e diz que isso se trata do “chutando a escada”. Em toda a história todos os países utilizaram a proteção alfandegária e outros tipos de proteção, subsídios por parte do governo, investimentos do governo em infraestrutura, criação de empresas estatais, regulamentação de investimentos estrangeiros, e todas estas medidas visam promover seu desenvolvimento econômico.
As pessoas não se dão conta do quanto o governo americano esta envolvido no desenvolvimento da economia americana. Logicamente os americanos espalham esse mito de que os EUA são o pais do mercado livre.e da mínima interferência do governo, mas desde o século 19, os EUA eram a economia mais protecionista do mundo. Quais eram as taxas de importação quando o Brasil tentava praticar a substituição de importações? 30% a 40%. Nos EUA eram taxas de 40% a 50%. Mesmo no final do século 20, quando os EUA se tornam a maior potencia industrial, e não precisavam dessas medidas para desenvolver as chamadas indústrias nascentes. O governo americano se empenhou muito em promover a inovação tecnológica e as novas industrias com o financiamento de pesquisas na área de defesa e de saúde.
Se você pensar nas industrias em que os americanos são intencionalmente competitivos, quase todas elas foram criadas pelas forças armadas. O computador foi desenvolvido para o pentágono, os semicondutores foram desenvolvidos custeados pela marinha americana, mesmo como a economia da saúde, a bioengenharia, o governo americano ainda financia 30% da pesquisa farmacêutica.
O desenvolvimento entre o Brasil e a Coreia do Sul é que muita energia foi despendida em controlar a inflação, o que é apenas um dos indicadores de estabilidade da economia. É a estabilidade de preços, mas e a estabilidade da produção, de empregos e financeira? Embora a inflação tenha diminuído, estamos atravessando mais crises financeiras e elas são cada vez maiores. E também a uma grande flutuação na produção.
O que tento expor é que o foco estrito e excessivo nos preços nos fazem perder o foco que é a estabilidade da macroeconomia.
O Brasil e a Coreia do Sul são muito parecidos, no entanto a duas diferenças fundamentais: Uma é que o Brasil não se preocupou tanto com as exportações como a Coreia e como resultado quando a economia começava a crescer, vocês se deparavam com o desequilíbrio da balança comercial. Pois como uma pais em desenvolvimento, vocês precisavam importar muitas máquinas, petróleo, novas tecnologias. Ou seja, quando vocês começavam a crescer se deparavam com o desequilíbrio.
A coreia não esteve totalmente imune a esses problemas. Quando o Brasil enfrentou a crise financeira a Coreia escapou por pouco, pois na época ela era a quarta maior dívida externa do mundo, depois de Brasil, argentina e México. Mas a coreia criou muitas industrias de exportação portanto teve mais facilidade em financiar as suas importações. Todos estavam dispostos a emprestar dinheiro ao país, porque sabiam que eles podiam exportar.
O Brasil de certa forma, negligenciou
...