Presença de conservadorismo
Resenha: Presença de conservadorismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: eadu • 8/11/2014 • Resenha • 242 Palavras (1 Páginas) • 230 Visualizações
Análise do Capítulo 2:
“A presença do conservadorismo”
“A face ética do novo conservadorismo”
O tradicionalismo alcança sua permanência em novas formas, recorre-se então ao personalismo de Mounier, na crítica ao ethos tradicional, usando o personalismo como uma atitude diante da realidade social, dar o valor devido a pessoa humana. A partir desse conceito buscava-se a superação da despersonalização do homem, ações para a transformação de valores, sendo resgatado os princípios do humanismo cristão.
A crítica à alienação capitalista, é justificada por Mounier como sendo um obstáculo para o homem no caminho para a sua libertação, nessa aproximação com o marxismo o personalismo é oposto a dialética. O personalismo e o neotomismo influenciaram o Serviço Social, e geraram projetos de intervenção social diante da questão social, além do que possibilitou a renovação do discurso profissional.
Na ajuda psicossocial entra o método fenomenológico, com a valorização do diálogo e do relacionamento, enfrentando os problemas sociais individualmente; partindo de tais propostas, as implicações ético-políticas fazem uma proposta inovadora no sentido de ocultar o tradicionalismo da profissão.
O conhecimento do bem e do mal não basta para o dissipar... é preciso uma conversão... Só o sofrimento pode amadurecer o cogito moral. É através das próprias feridas que a fraqueza abriu que a alma habituada - ao mal ou ao bem – se liberta do círculo mágico que a prendia. (MOUNIER, 1964 apud BARROCO, 2005, p. 132)
http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Do-Livro-Etica-e-Servi%C3%A7o/99175.html
...