TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Presidencialismo

Artigo: Presidencialismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2014  •  Artigo  •  483 Palavras (2 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 2

Presidencialismo

Mesmo com a decadência que está no momento o presidencialismo no Brasil, ainda dá para ter esperança neste sistema político, uma vez que o problema não é o sistema e sim seus componentes, que na maioria das vezes são corruptos. O presidencialismo é considerado um modelo mais rígido de organização de poder.

No sistema presidencialista a relação entre os poderes ( Executivo, legislativo e Judiciário ) é marcada pela ênfase na independência entre esses poderes, enquanto no parlamentarismo a ênfase é na harmonia.

Não é preciso mudar o regime político brasileiro, e sim algumas mudanças necessárias.

O presidencialismo é um sistema de governo em que o líder do poder executivo é escolhido democraticamente pelo povo, o que é muito importante, já que o povo tem sua colaboração para o mandato já definidos em lei constitucional acumulando a função de chefe de Estado e chefe de Governo.

Neste sistema, o presidente não se subordina ao Parlamento nem pode nele interferir. Entre suas atribuições estão a de liderar a vida política da nação, representar o país interno e externamente, comandar as forças armadas, firmar tratados, encaminhar projetos ou lei ao Congresso, responder pela administração e pelas decisões nos setores do executivo e escolher os ministros de estado.

O presidencialismo foi introduzido pela constituição norte-americana de 1787 sob a influencia da teoria da separação de poderes de Montesquieu e Estados das Américas ( menos Canadá ).

No presidencialismo o mandato é por tempo determinado, não tem responsabilidade política, responde apenas por crime político através do Impeachment, ele detém o poder do veto ( forma de controle do legislativo ).

O governo pode ser como uma autoridade governando de uma determinada unidade política, tendo assim o poder de regrar uma sociedade politicamente, é comumente utilizada como sinônimo de instancia máximo de uma determinada administração executiva, normalmente relacionada com a liderança de um Estado.

O bom funcionamento do governo depende muito mais da pessoa que exerce o cargo de Presidente do que das instituições estabelecidas.

Já no parlamentarismo, é um sistema de governo em que o parlamento, que é o poder legislativo, oferece apoio direto ou indireto para o poder executivo.

Assim o poder executivo necessita do poder do parlamento para ser formado e para governar.

No parlamentarismo, o poder executivo é normalmente exercido por um primeiro ministro, chamado de “ Chanceler “ .

O sistema parlamentarista tem uma importante vantagem sobre o presidencialismo, sendo o parlamentarismo mais flexível, uma vez que o primeiro ministro pode ser trocado com certa rapidez e o parlamento pode ser destituído. No caso do presidencialismo, o presidente, na maioria dos casos, cumpre seu mandato até o fim, mesmo havendo crises políticas.

No entanto concluo que o presidencialismo é a melhor forma de governo, uma vez que o povo pode defender seus interesses e o presidente não é um soberano, apesar de ter o domínio sobre os ministérios. É necessário, portanto, que haja vontade política e pressão social para atingirmos uma maior sociedade na administração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com