Prova Saude Ambiental
Trabalho Escolar: Prova Saude Ambiental. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thiagofcastro • 17/11/2013 • 1.101 Palavras (5 Páginas) • 484 Visualizações
FACULDADE DE ENGENHARIA AMBIENTAL
DISCIPLINA:SAÚDE AMBIENTAL
DOCENTE:
DISCENTE: _____________________________________________ RA:_________________
A prova constará de 20 (vinte) questões, rendendo um conceito de 0,0 (ZERO) a 9,0 (NOVE), sendo o valor de cada questão colocado entre parênteses no cabeçalho. A prova possui peso 3,0 (três) para o total da disciplina, enquanto as resenhas, o seminário e a pesquisa de campo renderão peso 2,0 (dois), 2,0 (dois) e 3,0 (três), RESPECTIVAMENTE, para a nota final na disciplina. Marque apenas uma resposta correta por questão. As Questões Desafio são voltadas aos alunos que aprofundaram o estudo e servirá como bonificação de até 0,5 (meio ponto) a cada resposta correta, porém, a cada erro será subtraído 0,25 (vinte e cinco décimos), não havendo alteração da nota em caso de não responder a questão! BOA PROVA!!
Julgue as assertivas abaixo indicando as CORRETAS com letra C e as ERRADAS com a letra E. Para cada julgamento feito corretamente serão atribuídos 0,5 pontos e para cada julgamento feito erroneamento serão subtraídos 0,25 pontos. As assertivas deixadas em branco não computarão pontos.
( ) A saúde sempre foi tratada no Brasil como um direito de todos.
( ) A lei 8080/1990 dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências.
( ) Os princípios doutrinários do SUS são: Universalidade, Equidade, Integralidade e Participação Popular.
( ) Segundo o princípio da Equidade, as pessoas são desiguais e portanto devem ser tratadas desigualmente.
( ) A participação popular no SUS é regulamentada pela lei 8142/1990 que estabelece os Conselhos de Saúde e as Conferências de Saúde como as instâncias deliberativas do SUS. Tais instâncias são compostas por: 50% de usuários, 25% de gestores e 25% de trabalhadores da saúde.
( ) No campo de ação do SUS estão incluídas ações de Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica e de Saúde do Trabalhador, sendo que ações de controle de qualidade, pesquisa e produção de insumos e equipamentos para a saúde ficam a cargo do Ministério do Desenvolvimento.
( ) A vigilância sanitária tem como papel a vigilância sobre produtos e serviços. Abrange o controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente se relacionam com a saúde, compreendidas todas as etapas da produção.
( ) A vigilância epidemiológica compreende um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes das doenças transmissíveis, com a finalidade de prevenir e controlar doenças.
( ) A Vigilância em Saúde Ambiental, consiste em um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento e a detecção de mudanças nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na saúde humana, com a finalidade de identificar as medidas de prevenção e controle dos fatores de risco ambientais relacionados às doenças ou a outros agravos à saúde.
( ) O Brasil vive atualmente um período de transição epidemiológica em que há aumento nos indicadores de morbidade por doenças crônicas não transmissíveis e diminuição nos indicadores de morbidade por doenças infecto parasitárias. Tal fato se deve a: melhoria no saneamento básico, ampliação da coleta urbana de lixo, aumento da expectativa de vida ao nascer, desenvolvimento de novas tecnologias em saúde e aumento da população idosa.
( ) A taxa de prevalência de uma doença mede o número de casos existentes de uma doença em relação à população total em um determinado período. Em doenças crônicas, a
...