TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questoes Hobbes

Dissertações: Questoes Hobbes. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2014  •  724 Palavras (3 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 3

Questões HOBBES

1) Como Hobbes descreve a natureza Humana?

A natureza fez os homens tão iguais quanto as faculdades do corpo e do espírito, que, embora por vezes se encontre um homem manifestamente mais forte de corpo, ou de espírito mais vivo do que outro, mesmo assim, quando se considera tudo isso em conjunto, a diferença entre um e outro homem não é suficientemente considerável para qualquer um possa com base nela reclamar qualquer benefício a que outro não posso também aspirar, tal como ele. Porque quanto a força corporal o mais fraco tem força suficiente para matar o mais forte, que por secreta maquinação, quer aliando-se com outros que se encontrem ameaçados pelo o mesmo perigo.

2) Quais são as causas da discórdia entre os homens?

Existem três causas principais; a competição, a desconfiança, a glória.

3) Em que consiste o Pacto para Hobbes?

Cada um com cada um dos outros, que a qualquer homem ou assembleia de homens a quem seja atribuído pela maioria o direito de representar a pessoa de todos eles, todos sem exceção, tanto os que votaram a favor dele como os que votaram contra ele, deverão autorizar todos os atos e decisões desse homem ou assembleia de homens, tal como se fossem seus próprios atos e decisões, a fim de viverem em paz uns com os outros e serem protegidos dos restantes homens.

Hobbes não acredita em pacto com Deus, pois ele afirma – É uma mentira tão evidente, mesmo perante a própria consciência de quem tal pretende que não constitui apenas um ato injusto, mas também um ato próprio de um caráter vil e humano.

4) Quais são as características do Estado para Hobbes?

Hobbes desenvolve uma ideia, e monta um Estado que é condição para existir a própria sociedade. Na tradição contratualista, às vezes se distingue o contrato de associação do contrato de submissão (que institui um poder político, um governo, e é firmado entre “ a sociedade” e “o príncipe”). A sociedade nasce com o Estado. A novidade de Hobbes está em fundir os dois num só. Não existe primeiro a sociedade, e depois o poder. Porque, se há governo, é justamente para que os homens possam conviver em paz: sem governo, já vimos, nós nos matamos uns aos outros. Para montar o poder absoluto, Hobbes concebe um contrato diferente.

Em primeiro lugar, na medida em que pactuam, deve entender-se que não se encontram obrigados por um pacto anterior. Consequentemente, aqueles que já instituíram um Estado, obrigados pelo pacto a reconhecer como seus atos e decisões de alguém, não podem legitimamente celebrar entre si um novo pacto no sentido de obedecer a outrem.

Em segundo lugar, dado que o direito de representar a pessoa de todos é conferido ao que é tornado soberano mediante um pacto celebrado apenas entre cada um e cada um, e não entre o soberano e cada um dos outros, não pode haver quebra do pacto da parte do soberano, portanto nenhum dos súditos pode libertar-se da sujeição sob qualquer pretexto de infração.

Em terceiro lugar, se a maioria, por voto de consentimento, escolher um soberano, os que tiverem discordado devem passar a consentir um soberano, os que tiverem discordado devem passar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com