Resenha Do Livro A Arte Da Guerra
Ensaios: Resenha Do Livro A Arte Da Guerra. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Edeval • 18/11/2013 • 412 Palavras (2 Páginas) • 1.412 Visualizações
Esta resenha tem o propósito de mostrar como o Livro A Arte da Guerra, que tem como autor Sun Tzu, general e filósofo chinês, o melhor conselho para se vencer uma guerra de fato ou uma guerra no campo profissional e pessoal.
É composto de treze capítulos que traz maneiras de como vencer uma guerra e demonstra como o líder deve guiar suas forças nos mais diversos tipos de caminho, terreno, clima, comando e disciplina. Além de identificar aspectos físicos e psicológicos de seus inimigos, relata como erros de comando podem causar a derrota de seu exército e ensina a buscar outras formas de conhecimento, o que faz a verdadeira diferença na guerra. Pois o comandante é o administrador, os soldados são funcionários, o inimigo como os concorrentes e a batalha é o mercado.
Principais Capítulos
- o primeiro capítulo fala sobre estimativas que se deve ter sobre o custo do Estado ao entrar em guerra. Deve-se analisar e comparar as nossas próprias condições e as do inimigo antes de começar uma guerra.
- o segundo capitulo fala sobre a importância do gerenciamento dos recursos da guerra. O ideal que a guerra seja rápida, mas se esta não for rápida, as armas ficarão desgastadas, as provisões serão insuficiente e as tropas desmoralizadas.
- o terceiro capitulo mostra que estratagemas nas batalhas é manter o estado do inimigo intacto e dominar seu exército, forçando-o a rendição sem ter que esmaga-lo, pois aquele que consegue tomar o império intacto, não cansa suas tropas e domina a arte da tática ofensiva.
- o quarto capitulo diz que o perito se torna primeiro invencível e derrota o inimigo nas suas próprias falhas onde invencibilidade depende da própria pessoa, derrotar o inimigo depende dos erros do inimigo.
- o capitulo nove faz relação ao posicionamento do exército nas diferentes regiões da natureza.
- o capitulo treze nos direciona para o uso de agentes secretos, pois é impossível vencer sem ter informações prévias sobre o inimigo.
Concluindo, o livro a arte da guerra, escrito a mais de 600 anos a.C, vem nos mostrar que as estratégias que foram usadas em uma guerra, pode também ser utilizada no universo corporativo, fazendo com que o administrador moderno use das mesmas táticas para vencer as batalhas em nosso dias.
A mais importante lição que o Sun Tzu nos deixou é o pleno conhecimento. Quando temos conhecimento de nossas atividades fica muito mais fácil de obter a vitória e assim obter sucesso em qualquer atividade de nossa vida.
...