Revisão crítica: lições monge
Tese: Revisão crítica: lições monge. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: fabianeduda • 24/4/2014 • Tese • 261 Palavras (2 Páginas) • 248 Visualizações
IES - Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis
Administração
Comportamento Humano nas Organizações
Semestre 2013.1
Acadêmica: Fabiane Cardozo dos Santos
Resenha crítica: Lições de um monge
Anselmo Grun monge Beneditino autor de livro sobre gestão de pessoas fala sobre liderança a executivos. Autor do livro A Sabedoria dos monges na arte de liderar pessoas, Grun mesmo nunca tendo trabalhado organização que é referência quando se trata de liderar pessoas, Grun a mais de 20 anos lidera 300 monges. Isto fez com que empresários procurassem o monge no intuito de aprender mais sobre a liderança.
Segundo Grun as pessoas com o passar do tempo dentro das organizações tendem a perder o significado do trabalho. De acordo com Codo(2006) “o trabalho é uma relação de dupla transformação entre o homem e a natureza, geradora de significado”. Assim quando o trabalho perde seu significado torna-se um trabalho alienado perdendo para o funcionário o porque e para que de sua função.
Do mesmo modo Robbins(1999) compartilha a idéia da importância de cada funcionário ter autonomia de fazer coisas diferentes no mesmo cargo para que assim não se perca o significado do trabalho, quando isto não acontece acaba gerando o absenteísmo e a rotatividade fazendo com que os funcionários fiquem desmotivados diminuindo seu ritmo de trabalho.
Sendo assim para Grun “O líder precisa equilibrar os seus próprios limites e os do outro”. Auxiliando seus funcionários o caminho para reinventar significado para seu trabalho quando ele foi perdido.
Referência:
CODO, Wanderley. Um diaginostico do trabalho em busca do prazer.Casa do Psicologo,São Paulo,2006,p.75-97.
ROBBINS,S.Comportamento Oraganizacional. RJ,LCT,1999,p 6-27.
TANUS, Rosana. Lições de um monge. Revista Você SA, São Paulo, p.24-26.
...