Segurança aerea
Por: nelsonguedes • 19/5/2015 • Trabalho acadêmico • 688 Palavras (3 Páginas) • 211 Visualizações
TEMA: Cultura de Segurança Organizacional
OBJETIVO: O objetivo deste apresentação é mostrar a relação entre Cultura de Segurança das Organizações, e o comportamento do profissional da aviação. Como deve ser a relação deve ser estabelecida, para que a Cultura de Segurança possa estar em boas condições administrativas e concretizar sua finalidade na Organização.
Para falar a respeito desta relação, será necessário explicar alguns conceitos:
Existem várias caminhos que as organizações seguem para estabelecer e manter o funcionamento de sua Cultura de Segurança. Aqui, foi feita uma selecionei de pelo menos três desses caminhos, os quais são fundamentais para o fortalecimento e a manutenção da Cultura de Segurança Operacional nas organizações. São eles:
1) Equilibrar a relação entre a produção e proteção.
2) Políticas preventivas bem definidas e gerenciadas.
3) Atenção necessária aos Fatores Humanos, pois conforme o CENIPA, 80% dos acidentes aéreos contém a participação da falha humana.
Não existe uma definição exata para o conceito de Cultura de Segurança. Os autores Glendon e Stanton (2000) e Silva e Lima (2004) consideram a cultura de segurança uma particularidade da cultura organizacional. Para estes pesquisadores, a cultura de segurança existe na organização quando a cultura organizacional prioriza a segurança do trabalho ou possui aspectos que a impactam. Ainda afirmam que a cultura de segurança é um conjunto de crenças, valores e normas partilhados pelos membros de uma organização que constituem os pressupostos básicos para a segurança do trabalho. Guldenmund (2000) define cultura de segurança como os aspectos da cultura organizacional que impactam as atitudes e o comportamento dos membros da organização relativa à segurança do trabalho. Luz (2003) considera que cultura organizacional influencia as atitudes e o comportamento dos indivíduos e dos grupos dentro das organizações, consequentemente, influencia as atitudes e o comportamento destes com relação à segurança do trabalho. Para Hopkins (2006), a cultura organizacional existente na organização impacta a segurança do trabalho, sendo importante entender como esse impacto acontece, com o objetivo de promover intervenções na cultura organizacional, quando necessário, para que segurança do trabalho seja uma prioridade.
O termo cultura de segurança foi conceituado pela primeira vez no relatório técnico de um acidente ocorrido em uma usina nuclear na Ucrânia, na década de 1980. O autor, (SILVA, 2003, p. 34) diz que Cultura de Segurança é o “conjunto de características e atitudes das organizações e dos indivíduos, que garante que a segurança tenha prioridade”. A partir desta definição, o termo Cultura de Segurança foi sendo cada vez mais usado nas várias organizações de vários seguimentos. Alguns autores dizem que a Cultura de Segurança pode ser considerada como “a construção de um sistema de significados que levam as pessoas ou grupos a compreenderem os riscos” (PIDGEON, 1991).
O foco desta apresentação é falar a respeito da Cultura de Segurança nas empresas aéreas, para isto, será preciso relembrar as definições de: cultura, sistema e Fator Humano.
Cultura:
No dicionário, a palavra sistema significa um grupo ou conjunto de itens interligados ou que interagem entre si formando um todo unificado.
Fator Humano:
O erro humano é sistemático e revela problemas profundos nos sistemas, ou seja, sempre há uma causa pregressa, um conteúdo que antecede e influência o comportamento do homem para que cometa uma falha. Quando há uma falha humana, é preciso apurar e questionar sobre o contexto em que o operador estava no momento do erro. O profissional esta a todo tempo sujeito a comportamentos como: imediatismo, cansaço emocional, desmotivação, e outros.
Segundo AUTOR, o homem
Uma forte cultura de segurança depende consideravelmente da forma como a alta administração pensa sobre a segurança (Dekker, 2002) (Sidney Dekker. Reconstructing human contributions to accidents: the new view on error and performance. Journal of Safety Research, v.33, 2002, p.371-385).
Então, a relação da Cultura de Segurança com o comportamento do profissional, solicita que seja uma relação de comprometimento, reciprocidade e realização. Pois, não adianta a empresa investir e manter a cultura com propósito de estabelecer a segurança em todas as atividades, uma vez que estas atividades dependam dos operadores para serem executadas.
...