Sociedades De Empresa
Ensaios: Sociedades De Empresa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: StellaGoomes • 15/11/2014 • 3.146 Palavras (13 Páginas) • 249 Visualizações
Centro Paula Souza
ETEC Parque Belém
Tipos de Sociedades e Empresas
Amanda Gregório dos Santos
Kamillo Pereira Alves
Stella Gomes Pereira
São Paulo – SP
Outubro - 2014
Centro Paula Souza
ETEC Parque Belém
Tipos de Sociedades e Empresas
Amanda Gregório dos Santos
Kamillo Pereira Alves
Stella Gomes Pereira
São Paulo – SP
Outubro – 2014
Resumo
De acordo com o Direito Empresarial, uma empresa, é basicamente uma atividade econômica que foi exercida por um empresário por meio da articulação dos fatores produtivos para a produção ou circulação de bens ou de serviços.
Uma sociedade empresária é um tipo de junção de esforços e interesses de diversos agentes, que precisam de um nível considerável de investimentos e diferentes capacitações para que seja criada e estruturada então a sociedade. Desenvolve atividade econômica de produção e circulação de bens ou de serviços.
A partir dessas duas definições de tipos de negócios existem várias outras existentes, derivações tanto para uma empresa de administração quase que individual até cooperativas com números significativos de funcionários que com um pequeno investimento alcançam bons lucros e uma participação importante no mercado.
Palavras-Chaves: Empresa, sociedade, código civil, legislação.
Abstract
According to the Company Law, a company is basically an economic activity that was performed by an entrepreneur through the articulation of production for the production or circulation of goods or services factors.
A business company is a type of joint efforts and interests of various agents, they need a considerable level of investment and different capacities to be created and then structured society. Develops economic activity of production and circulation of goods or services.
From these two definitions of types of businesses there are several other existing, leads to both a management company almost to individual cooperatives with significant numbers of employees with a small investment achieve good profits and a significant market share.
Keys - words: Company, business company, company law, legislation
Sumário
Introdução 4
Tipos de Sociedade 5
Sociedade em Comum 5
Sociedade em Conta de Participação 5
Sociedade Comandita Simples 5
Sociedades Simples 6
Sociedade em Comandita Ações 6
Sociedade Cooperativa 7
Sociedades em nome coletivo 7
Sociedade e empresa limitada 8
Sociedade anônima 9
Tipos de empresa 10
Empresas de Economia Mista 10
Empresa Pública 10
Empresa Familiar 10
Empresas Estatais 11
Empresa estatal pública 11
Porte das empresas 12
Conceito de Empresário Individual 12
Microempreendedor Individual (MEI) 12
Microempresa (ME) 12
Empresa de pequeno porte 13
Empresa de Médio Porte 13
Empresa de Grande Porte 13
Empresa individual de responsabilidade limitada 14
Referências Bibliográficas 15
Introdução
Será abordado através deste trabalho, os tipos de sociedades empresarias conforme o Código Civil e as empresas pelo seu porte, contendo cada tópico suas definições e algumas exemplificações.
Tendo uma disponibilidade maior ao Código Civil e seus artigos, conseguimos saber de uma forma mais acessível onde as empresas se encaixam (MEI, ME, EPP,EMP,EGP), que ao discorrer deste, terá a definição de cada um.
Atentamo-nos em dar informação sobre o quanto se alteraram as situações que envolvem as empresas, no caso as Sociedades conforme o Código.
Variando de porte, forma administrativa e por quais artigos são regidos, neste trabalho será apresentado às definições dos tipos de empresas e sociedades existentes atualmente e suas respectivas características.
Tipos de Sociedade
Sociedade: "Celebram contrato de sociedade as pessoas que reciprocamente se obrigam a contribuir, com bens ou serviços, para o exercício de atividade econômica e a partilha, entre si, dos resultados" (artigo 981 do Código Civil);
Sociedade em Comum
São as sociedades que não tem inscrição na Junta Comercial, com isso deixando a empresa em situação de irregularidade. A lei determina que os sócios dessa sociedade respondam solidariamente pelas dividas da mesma. Isso significa que todo e qualquer sócio pode ser cobrado pela divida, não necessitando que seja acionado primeiro quem contratou a sociedade.
...