Teoria Da Contabilidade
Monografias: Teoria Da Contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: RAFA13ARTURI • 18/3/2015 • 3.935 Palavras (16 Páginas) • 253 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
O presente relatório tem por objetivo explanar a respeito da teoria da contabilidade e sua ativa participação no processo decisório das entidades. Seus principais conceitos, terminologias e usos da contabilidade introdutória.
A teoria da contabilidade se faz muito importante, em nossas vidas particulares, e dentro de uma entidade, porque ela tem como objetivo traçar os principais conceitos, as principais diretrizes das ciências contábeis.
O objetivo dos princípios contábeis dentro das ciências contábeis, é permitir que todas as informações geradas no relatório contábil, que serão propiciada aos usuários, sejam elaboradas com clareza, com exatidão e confiabilidade, para que assim os usuários possam comparar os diferentes tipos de entidades ou comparar os diferentes períodos de uma determinada entidade.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 Objetivos da Contabilidade:
O objetivo da contabilidade, descrevendo inicialmente o termo bem como sua aplicabilidade e suas relações e terminações em sua estrutura de trabalho.
A contabilidade é um sistema de informações e avaliação que visa o provimento de demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade a seus usuários.
As informações de natureza financeira e econômica constituem o núcleo central da contabilidade. Já as de natureza física e de produtividade são complementares as demonstrações contábeis tradicionais.
O objetivo da contabilidade centra-se no fato de ser um instrumento útil à tomada de decisões, contribuindo para o processo decisório dos usuários.
As empresas devem divulgar todas as informações que contribuem para a adequada avaliação de sua situação patrimonial e de resultados, permitindo inferências em relação ao futuro. As informações que não são explicitas nas demonstrações, devem constar em notas ou quadros explicativos.
A contabilidade, embora ligada intimamente aos aspectos jurídicos, deve obedecer a sua essência informativa, ao invés da forma, que muitas das vezes não retrata a essência econômica da operação. Exemplificamos em uma operação de venda de um ativo com o compromisso de recompra (forma) para ser registrado como uma operação de financiamento (essência).
A contabilidade é uma ciência social em sua finalidade, pois permite a tomada de decisões para o futuro enriquecimento de seus usuários, em relação a sua metodologia é parcialmente social, pois envolve subjetividade e incertezas do próprio ambiente social e econômico no quais as entidades estão operando.
Contabilidade é parcialmente quantitativa por materializar-se através da equação patrimonial básica (ATIVO= PASSIVO+PATRIMONIO LÍQUIDO).
A não observância das informações contábeis pode ocorrer por quatro fatores: deficiências na estrutura do modelo informativo; limitações do próprio usuário; baixa credibilidade por parte dos usuários; linguagem inadequada nas demonstrações contábeis.
2.2 Semelhanças financeiras entre nossas vidas particulares e de uma entidade:
Partindo da premissa que não devemos gastar mais do que ganhamos, encontramos na contabilidade um apoio de forma a nos organizar para a realização de métodos que nos mobilizem a administrar nossos recursos em prol de um objetivo previamente determinado.
Os recursos obtidos são direcionados da melhor maneira para atingirmos um maior retorno financeiro, a fim de maximizar nossos resultados.
Para um gestor poder definir pela produção de um bem A ao invés de um bem B, ele necessita da relação de custos, bem como seus valores de inserção no mercado, para o mesmo poder tomar sua decisão mais ajustada, bem como saber de todo o volume de recursos que dispõe para a aplicação neste ativo financeiro.
2.3 Conceito relevantes de ativo, passivo, goodwill,receitas,despesas,ganhos e perdas:
A contabilidade tem como objetivo traçar principais conceitos em torno da ciência contábil, fornecendo informações econômicas, financeiras, com estrutura fácil de compreender independente de seus usuários internos ou externos, seguindo os parâmetros da ciência contábil. Ludícibus classifica ativos são bens, os direitos e as aplicações de recursos controlados pela entidade baseado nos resultados de eventos passados gerando benefícios na futura economia são "positivos" trazem lucratividade são benefícios econômicos são controlados por eventos passados é uma promessa futura de caixa tudo que é controlado pela empresa que tenha fluxo de caixa, trazendo uma contribuição no futuro para o autor este capitulo é um dos mais importantes.
Autores como Lev,Flamholtz,Stewart,Sveiby,boulton,Kaplan e Norton,Nonaka e Takeuchi,Edvinsson e Malone afirmam que a riqueza da empresa esta ligada aos ativos intangíveis, são os que não tem existência física os direitos de exploração de serviços públicos mediante concessão ou permissão do Poder Público, marcas e patentes, softwares e o fundo de comércio adquirido.Os direitos classificados no intangível devem ser avaliados pelo custo incorrido na aquisição deduzido do saldo da respectiva conta de amortização, feita em função do prazo legal ou contratual de uso dos direitos ou em razão da sua vida útil econômica, deles o que for menor.
Passivo,origem de recursos representados pelas obrigações com terceiros, resultados de eventos ocorridos devido a exigibilidade salários, tributos que exigem ativos para liquidação os bens que pertencem a empresa é toda saída de capital da empresa. Patrimônio liquido são os valores que os sócios tem na empresa no momento. No balanço patrimonial a diferença entre o valor de ativos e passivos representa patrimônio liquido, passivo exigível é quanto a empresa deve, o capital social é o investimento dos sócios na empresa.
Patrimônio liquido é a parte positiva depois de deduzido o passivo exigível é o total aplicado. Receita é a entrada monetária que acontece na entidade corresponde ao produto de venda de bens ou serviços reduz o patrimônio da empresa.
Aumento dos benefícios diminuição de gastos passivos que acaba resultando no aumento do patrimônio liquido é o acréscimo do ativo. Despesas são os gastos relacionados a estrutura administrativas ou comerciais classificadas como fixas variáveis independente
...