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Teoria Do Conhecimento

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Por:   •  20/10/2014  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  347 Visualizações

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Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Atividade de Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Teoria do Conhecimento

Curso: Gestão Pública

Professor: Joel Irineu Lohn

Nome do aluno: Juliana Tancredo Gallotti

Data: 25 de abril de 2013

A) Quais são os argumentos que permitem a Descartes invalidar a percepção sensível como fonte de um conhecimento seguro em suas Meditações? Para responder a esta questão você deve pesquisar em seu livro didático e, de preferência, ler as duas primeiras Meditações. Este texto está disponibilizado na internet, veja o endereço de acesso no Saiba Mais do EVA. (3,0 pontos)

O argumento do erro dos sentidos, onde constata-se que a percepção dos sentidos pode ser enganosa, como quando alguém enxerga um oásis após muito tempo no deserto ou também, não ser capaz de identificar um sabor caso esteja vendado e com o nariz tampado. Descartes aponta que não devemos confiar indubitavelmente em algo que já nos enganou antes. E o argumento dos sonhos, validado pelo fato de sermos capazes de representar em sonhos as mesmas coisas que percebemos em alerta. Explica o autor que esse conceito pode ser estendido a todo conhecimento sensível, pondo em dúvida até mesmo as mais simples percepções da realidade, como abrir os olhos, mexer a cabeça ou estender as mãos.

B) De acordo com o texto, distinguindo entre dois padrões diferentes de racionalidade Austin se afasta do problema cético do mundo exterior descrito nas Meditações. Explique quais são estes “padrões de racionalidade”, qual deles Austin adota para a sua filosofia da linguagem comum e porquê. (3,0 pontos)

É possível identificar, no texto em questão, os seguintes padrões de racionalidade: uma racionalidade prática, fundada naquilo que pode ser feito e uma racionalidade teórico-epistêmica, interessada naquilo que é válido segundo condições lógicas. Austin adota, para a sua filosofia da linguagem comum, um padrão de racionalidade prática, apelando para a razoabilidade, ou seja, para o que é prudente ou adequado fazer de um ponto de vista prático, onde testemunhos e conhecimento prévio de outros indivíduos podem ajudar a estabelecer uma correta percepção de algum evento ou objeto que se pretenda descrever.

C) As reflexões de Austin sobre os problemas céticos geralmente são classificadas como uma filosofia do senso comum. Explique porque e cite uma passagem do texto que justifique a sua resposta. (4,0 pontos)

São classificadas dessa forma pois o autor evita uma análise que se desenrola no nível puramente epistêmico. Ele parte do estudo sistemático do uso dos termos da linguagem natural, utilizados no contexto das conversas cotidianas, sustendando que um argumento filosófico deve ser avaliado quanto à sua fidelidade às nossas práticas ordinárias. “Ao analisar o erro do ponto de vista das nossas práticas corriqueiras, possibilidades de erro são tangíveis, concretas e não podem ser tomadas como uma ameaça geral...”;“...pensar

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