A Confiança em Tempos de Crise
Por: Bruno da Hora • 10/7/2020 • Trabalho acadêmico • 692 Palavras (3 Páginas) • 204 Visualizações
Confiança em tempos de crise
Um certo pai disse ao seu filho que pulasse do alto de um beliche e que confiasse que ele o seguraria antes que se chocasse contra o chão.
- Pule, filho! Eu te seguro!
- Um, dois, três, e... já!
O menino caiu no chão e, ainda com o nariz sangrando, ouviu de seu pai:
- Filho, quero que você aprenda que não pode confiar sua vida a ninguém, nem mesmo a mim.
Chocante pensar que um pai não seria alguém de confiança, não é? A despeito das falhas e distorções do ser humano, há Aquele que é digno de confiança e seu caráter é três vezes Santo (cf. Isaías 6:3), e nele não há mancha nem sombra de variação (cf. Tiago 1:17). Totalmente digno de confiança. Aqueles que depositam a sua confiança nesse Deus, permanecem firmes em tempos escuros como os atuais, e inabaláveis (cf. Salmo 125:1).
Confiar em Deus, como em qualquer outra pessoa, exigirá intimidade a ponto de não ter dúvidas quanto ao seu caráter. No novo testamento, a melhor expressão para essa confiança, em meu ponto de vista, é o substantivo grego pístis, literalmente “fé”. Semanticamente compreendido, como crer por identidade, em outras palavras: porque lhe conheço, creio. Por ser Teu, confio.
A expressão o justo viverá pela fé, repete-se quatro vezes na Bíblia:
- Em Habacuque 2. 4, quando o profeta via incoerência e desgraça ao redor, ele escreve: O justo viverá pela fé;
- Romanos 1. 17, Paulo escreve que está se preparando para anunciar o evangelho e, ainda que muitos achem que é uma vergonha, ele não se envergonha do evangelho, e diz: O justo viverá pela fé;
- No capítulo 3 de Gálatas, versículo 11, o apóstolo está indignado por ver como os membros da igreja dos Gálatas, começaram no espírito e terminaram na carne. Então ele diz aos que estavam retrocedendo: O justo viverá pela fé;
- E a quarta vez, no texto de Hebreus 10. 38, quando os cristãos estavam retrocedendo na perseguição e rumando ao judaísmo, a sua antiga prática de fé, ele diz: O justo viverá pela fé.
O que estes textos têm em comum? Em todos, havia clima de desistência e apostasia. Em todos os casos, o caos e desobediência eram palpáveis. Diante disto, a palavra de Deus nos chama a aprendermos viver pela fé. O justo vive pela fé, quando é fiel à sua identidade de resgatado por Cristo na cruz, até diante da morte, sendo viver pela fé, perseverar com fidelidade sem perder a identidade, confiando naquele a quem conhecemos de perto.
Como alguém pode manter-se firme quando a economia colapsa? Quando uma pandemia não traz consigo apenas a doença, mas também a fome, desemprego e o medo? Recorro ao escrito do apóstolo Paulo, que se dirigia aos Filipenses estando dentro de uma cela, relembrando as provações que passou e os machucados que ainda carregava em seu corpo, e em uma forma de ensiná-los como foi possível passar por todos os tormentos das perseguições, pois eles também passariam pelas mesmas situações: “Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação”, Filipenses 4:13 (NTLH).
...