TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Doutrina da Inerrância Das Escrituras

Por:   •  2/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  270 Palavras (2 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Curso: Bacharel em Teologia

Disciplina: Teologia Sistemática

A Doutrina da Inerrância Das Escrituras

        Inerrância significa confiabilidade total em uma fonte de informação que não contém erros. Os pais da igreja já defendiam a inerrância das escrituras mesmo que não utilizassem este termo.

        Clemente de Roma sustentava que nas “sagradas escrituras, que são dadas por meio do Espírito Santo [...] nada de iníquo ou falsificado está escrito”. Agostinho declarou: “Creio o mais firmemente que nenhum desses autores [canônicos] tenha errado, em qualquer aspecto dos escritos”.

        A crença cristã na autoridade normativa das escrituras tem sua base na confiança de que constituem totalmente o verdadeiro ensino de Deus, dado por meio de escritores humanos. Teologicamente, a autoridade das escrituras significa que ela é real como meio de chegar ao conhecimento de Deus, por intermédio da sequência de suas palavras e atos revelados nela mesma.

        A garantia para afirmar a autoridade da Bíblia como apoiada em sua infalibilidade é o testemunho dos escritores bíblicos a esse princípio, especialmente o ensino registrado de Jesus. Ele se submeteu inquestionavelmente à bíblia de sua época e a reconheceu como “palavra do Pai” (Mt 19. 4,5), que ele veio para cumprir (Mt 5.17-19). Sua crença era tão forte que a palavra revelada de Deus moldou seu ministério, levando-o à crucificação, na confiança de que seria ressuscitado como fora predito (Lc 24.25-27, 46,47). Aos seguidores de Jesus, é requerido também que eles se submetam às escrituras, crendo ser elas, palavra de Deus.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (52.7 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com