A Introdução à Educação
Por: FernandoPaiva315 • 6/3/2017 • Trabalho acadêmico • 710 Palavras (3 Páginas) • 1.188 Visualizações
1 – Paradigma pode ser traduzido como modelo ou padrão. Os paradigmas orientam o homem na maneira de pensar, na sua singularidade, na sua vida em geral. É através das teses paradigmáticas que o homem cria uma estrutura ou modelo que o orienta a maneira de ser, pensar e viver.
2 – A ciência moderna ou cartesiana nasceu no século XVII, foi estruturada exaltando a razão objetiva e o raciocínio lógico-matemático, como fundamentos para compreender o homem e a natureza. Ela teve como os seus principais mentores René Descartes e Francis Bacon. A ciência moderna exalta a racionalidade objetiva, com a pretensão de substituir explicações dadas pela religiosidade e pela fé.
3 – O pensamento cartesiano influenciou o movimento dos filósofos iluministas, na França, século XVIII, quando desencadeou projetos de liberdade, de modernização, de crescimento econômico, pensamento que admitia a dúvida como principio de uma investigação e que favoreceu a mentalidade critica dos filósofos iluministas. A partir deste movimento o homem passou a ser dominado pelo avanço tecnológico, pelo crescimento industrial e pelos valores capitalistas.
4 – A modernidade trouxe algumas lógicas ou entendimentos, que passaram a orientar o mundo, até os nossos dias, tais como: no campo sociológico surgiu o capitalismo onde era exaltado a competição e o lucro a ser arrecadado; no campo filosófico prevaleceu a força do positivismo, onde o homem passou a entender que era capaz de revolucionar o mundo com uma tecnologia cada vez mais eficaz, evoluir, e alcançar a felicidade; no campo religioso houve a profanação do sagrado ou secularismo, o homem foi contaminado por referenciais modernos, deixou a vida secular dominar sua vida, a ambição e o lucro tornou-se mais importante para a sua vida; no campo epistemológico que se refere à área educacional, predominou a razão instrumental ou pensamento objetivo, pragmático e utilitarista.
5 – O homem cartesiano foi profundamente influenciado pela visão cartesiana do mundo e pela magia do progresso técnico-científico e assumiu a filosofia de vida cartesianos, mas com todos os benefícios e facilidades que a modernidade trazia ao homem, ele deixa de lado as suas preocupações com os valores fundamentais, valores esses que são: a paz, a harmonia com os seus semelhantes, com a natureza e com o Criador. Devido ao homem deixar-se influenciar grandemente pela modernidade, ele começou a fragmentar-se, separar-se da sua interioridade, dos seus semelhantes e da natureza, o homem passou a adotar uma doutrina filosófica da razão técnico-instrumental e deixou de cuidar da sua alma, passou a ignorar o espírito e isolar-se, o homem começou a cultivar o individualismo e egoísmo, passou a visar o lucro e o conforto para sua vida e em consequência de tudo oque ele fez, passou a ter problemas físicos e psicológicos, passou a gerar mais violência e agredir mais a natureza, deixou seus principais valores de fora da sua vida e deixou a sua vida secular, a modernidade e tecnologia tomar conta de sua vida.
6 – Assim como já foi estudado, os efeitos da modernidade na história humana, trouxeram bons e maus legados para a humanidade. A modernidade junto com a sua tecnologia avançada permitiu ao homem de realizar grandes descobertas cientificas, curas, vacinas e tratamentos para doenças que eram dadas como incuráveis,
...