A Metodologia do trabalho acadêmico .
Por: dferras • 4/4/2015 • Trabalho acadêmico • 1.723 Palavras (7 Páginas) • 259 Visualizações
METODOLOGIA DO TRABALHO ACADEMICO
AUTOATIVIDADE DO CAPITULO 1
- DE ACORDO COM O EXPOSTO NO CAPITULO, DESCREVA UMA DEFINIÇÃO PARA CIÊNCIA.
R – É o campo do conhecimento humano quer no seguimento religioso ou secular, que permite ao homem o entendimento ou domínio sobre todas as coisas. Renovando sua capacidade de aceitar, mudar, contestar, corrigir e principalmente renovar e inovar seus conhecimentos e sua capacidade no agir e viver em comunhão com a sociedade e suas coisas visíveis, palpáveis ou invisíveis.
- ESCOLHA E APRESENTE TRES TIPOS DE CONHECIMENTO.
(1º) POPULAR – é o conhecimento consuetudinário, traduzido pela vivência, usos, hábitos e costumes: transmitidos por gerações, renovando e firmando-se diante da evolução sistemática ou voluntaria de um povo ou uma nação.
(2º) FILOSÓFICO – é o que poderíamos dizer conhecimento idealístico fundamentado nas coisas estritamente naturais. Busca seus dados na percepção humana, questionando ou motivando a interagir da lógica e conclusão. Comprovam-se as conclusões com duas das suas premissas positivas.
(3º) RELIGIOSO – Partindo do principio de que buscamos o conhecimento através do estudo das revelações divinas, o conhecimento religioso permite crer, também e principalmente no que não vemos, isto é, no oculto e indicando a manifestação da inteligência humana e no alicerce da sua fé.
AUTOATIVIDADE DO CAPITULO 2
1 – QUAL A DIFERENÇA ENTRE PESQUISA SIMPLES E APLICADA?
- Pesquisa simples ou básica:
Tem como objetivo primordial produzir conhecimentos novos e que sejam no intuir e aplicáveis ao avanço da ciência. Tem como meta principal o conhecimento, por isto busca a conclusão de uma necessidade intelectual por meio da pesquisa e do conhecimento.
- A Pesquisa aplicada:
Tem por objetivo gerar conhecimentos para que a ciência avance e cresça especificamente em problemas práticos. Tem como meta principal para o pesquisador, a contribuição pratica para resultados quase que imediatos, pois ela esta a fim da busca da praticidade.
2 – DESCREVA COMO AS PESQUISAS PODEM SER CLASSIFICADAS QUANTO AOS OBJETIVOS.
A pesquisa quanto aos objetivos tem o intuito de explorar, descrever ou explicar aquilo a que se propôs e em assim sendo, ela pode ser desenhada como pesquisa:
- PESQUISA EXPLORATIVA – de acordo como se denomina, ela aprofunda-se de maneira elucidativa ao motivo proposto: principalmente se o motivo é pouco conhecido ou pouco explorado, buscando então, resposta as duvida ou desconhecimento.
- A PESQUISA DESCRITIVA – que vem afirmando-se na identificação do relato ou sua comparação, sendo então, um trabalho descritivo onde o pesquisador após observar os fatos, passa a detalhá-los, classificando-os e interpretando-os, sem que isto venha interferir e sua essência. Pode-se dizer, pelos seus métodos detalhistas que ela esta entre a pesquisa explorativa e a explicativa.
- PESQUISA EXPLICATIVA - esta se preocupa com a identificação dos fatores que determinam ou contribuem para o fenômeno ou fator ocorridos. É o exercício do profundo conhecimento, pois esclarece a razão e o porquê das coisas e sua motivação.
AUTOATIVIDA DO CAPITULO 3
- Qual a diferença ente o artigo cientifico e o paper?
a) Artigo cientifico:
É um estudo ou trabalho, no qual se deve apresentar o estudo por completo, se tratando de uma questão verdadeira, se discute as idéias, os métodos, as técnicas, os processos e resultados, em todas as áreas do conhecimento humano. Tanto poder Sr um artigo de revisão, quanto um artigo que trata de informações já publicadas ou ser original, cujo tema e abordagem são originais ou inéditos e seus conteúdos deve abranger os mais variados aspectos, levando o leitor a compreender ou rejeitar a experiência por completo.
b) Paper:
É apenas a comunicação por escrito de algo que foi descoberto e que ainda encontra-se em estudos: quase sempre, serve-se de outros fundamentos para finalizar a tese ou formação de um artigo completo.
- Quais são as características (conceito e estrutura) da resenha bibliográfica?
A resenha bibliográfica, como o seu próprio nome sugere, é uma indicação ou avaliação somente da obra, não abordando a sua autoria. Quando, então, é resenhada apenas obra no seu contexto, deixando de lado a avaliação quanto a sua autoria em qualquer aspecto que seja, e suas características são:
- Identificação da obra – restringindo-se ao seu auto, titulo e total de paginas.
- As credenciais do autor, sua formação, outras publicações e atividades.
- Estrutura da obra, divisões em capítulos, secções em foco central, bem como numero de páginas
- Conteúdo- focar a idéia principal da obra, descobrir os pormenores principais e os pressupostos que nos leva ao conhecimento e entendimento da obra. Tudo isto de forma objetiva e clara.
- Conclusões – deve indicar onde se encontra a obra e com uma breve explicação citar a conclusão do autor:
- Analise critica – Este é o momento de emergir a opinião do re3senhista, é à hora da critica fundamentada, como determinação histórica e metodológica, ressaltando o estilo, forma mérito e consideração éticas:
- /recomendação da obra – opinar sobre o texto, sua utilidade e a quem se destina, se existe outra obra semelhante deve ser citada:
- Identificação do resenhista.
AUTOATIVIDADE DO CAPITULO 4
- Descreva os elementos pré-testuais de uma produção acadêmica.
São denominados de elementos pré-testuais aqueles que antecedem o texto propriamente dito do trabalho acadêmico, vem pra auxiliar a apresentação do mesmo, de acordo com os seus padrões pré-estabelecidos.
- Seus elementos principais são
a.(1 – capa – que deve conter as informações transcritas na seguinte ordem – 1) nome da instituição: 2) nome do autor: 3) (titulo do trabalho: 4) subtítulo se houver: 5) nome da cidade da instituição: 6) ano da entrega.
Se houver mais de um autor deve-se estar descrito em ordem alfabética e se houver sub titulo este deve estar subordinado ao titulo principal. A capa e todo o texto dever ser em arial 12, em negrito e espaçamento de 1,5.
...