A Qualificação em Teologia Núcleo
Por: jdba2 • 4/3/2019 • Trabalho acadêmico • 751 Palavras (4 Páginas) • 190 Visualizações
Qualificação em Teologia (Núcleo da Igreja Evangélica Pentecostal Luz da Libertação)
Departamento: Coordenação de Extensão/ Centro Missiológico Equatorial
Professores: Josieli sousa e Ricart Lopes
Aluna: Jaciléa Dias Barros
Belém, 03 de Janeiro de 2019
Panorama do Novo Testamento ( como aplicar em sua vida e ministério)
Na Teologia da igreja primitiva a importância da ressurreição de Jesus Cristo foi o clímax e a base de todo seu ministério na terra, sendo um testemunho do imenso poder de Deus digno de minha fé e louvor que se fundamenta para minha fé cristã. A ressurreição prova que Deus tem o poder de nos ressuscitar dos mortos. Ela afirma que aqueles que acreditam em Cristo não vão permanecer mortos, mas serão ressuscitados à vida eterna. Essa é a minha abençoada esperança.
No Contexto Histórico do Novo Testamento,do modo como nos foi transmitido e de quem o escreveu aumentar minha gratidão por esse admirável livro de escrituras e também me dar força espiritual, assim como os primeiros seguidores de Jesus Cristo, enfrento minha própria tribulação.
Nos Evangelhos,a palavra é derivada do grego euangelion que significa “boas novas”. São assim chamados para definir o ministério de Jesus sobre a terra. Esta seção de 4 volumes narra o ministério de Jesus sobre a terra.Os livros são: Mateus, Marcos, Lucas e João.
Mateus o apóstolo de Jesus que foi um ex-cobrador de impostos escrevia aos Judeus. Ele citou mais de cem passagens do Antigo Testamento e utilizou termos familiares aos judeus, como “filho de Davi” (Mateus 1:1). Ele representou Jesus como um Rei que veio para estabelecer o Seu reino, e colocou uma ênfase especial em Jesus como o Messias e escreveu sobre Seus ensinos, Seu reino e Sua autoridade.
Marcos é o menor dos evangelhos e não contém nenhuma genealogia e explicação do nascimento e antigo ministério de Jesus.Registrou a vida de Cristo conforme ele a ouvira de Pedro. Marcos se preocupava com o que Jesus fez do que com o que Ele ensinou, apresentou Jesus como um Servo, ressaltou os milagres de Jesus porque, neles, podia ver o amor e o cuidado do Senhor por todos.
Lucas foi companheiro de Paulo em viagens missionárias, O relato de Lucas foi escrito a Teófilos, e apresenta Jesus como “o Filho do Homem” e põe evidência especial na Sua humanidade perfeita.
João o apóstolo “amado” de Jesus Cristo, provavelmente foi escrito por sua própria ênfase especial. É às vezes chamado de “Evangelho autótico visão própria. João apresentou Jesus como “o Filho de Deus”.
Mateus apresenta Cristo como rei, Marcos apresenta como servo, João apresenta como Filho de Deus e Lucas apresenta como o Filho do homem, o Ser humano-divino. Com esses propósitos em vista nos dar aprendizado de relatos de boas novas a respeito do Redentor.
O livro de Atos dos apóstolos expõe os acontecimentos após Jesus e também as ações dos apóstolos na propagação da mensagem do evangelho. Também chamada de igreja primitiva.
Epístolas Paulinas são cartas ou epístolas de autoria do apóstolo Paulo. O objetivo é dar ensinamento e orientação a respeito de questões da vida dos cristãos daquele tempo. Articulam a importância do Senhor Jesus Cristo e do arrebatamento.
Os livros são: Romanos, 1 e 2 Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1 e 2 Tessalonicenses,1 e 2 Timóteo, Tito, Filemom.
...