A SUFICIÊNCIA DAS ESCRITURAS NO TRATAMENTO DO CORAÇÃO
Por: I_Bela_Almeida • 19/5/2022 • Resenha • 1.089 Palavras (5 Páginas) • 115 Visualizações
A SUFICIÊNCIA DAS ESCRITURAS NO TRATAMENTO DO CORAÇÃO
O HOMEM
O homem foi criado a imagem e conforme a semelhança de Deus (Gn 1.26, 27; 9:6; Tg 3.9), e se distingue dos animais e outras criaturas, o homem exerce autoridade como cabeça da criação.
Seguindo o pensamento de Calvino, pode-se dizer que a imagem de Deus no homem consiste em:
Da alma e do espírito do homem;
Dos poderes e faculdades mentais do homem, como um ser racional e moral;
Da Integridade moral e intelectual da natureza do homem;
Do corpo (não como substância material);
Do domínio do homem sobre a terra;
O texto de Genesis 3 ensina que a queda do homem teve início com a transgressão de Adão no paraíso ao comer do fruto, com um ato voluntário da parte de ele. A partir desse ato Adão passou a ser escravo do pecado e que trouxe consigo corrupção não somente para Adão, mas para seus descendentes. Dessa forma, após a queda Adão só pôde transmitir aos seus descendentes uma natureza depravada e corrupta. Paulo ensina que todos pecaram em Adão (Rm 5.12) e não se trata do pecado considerado unicamente como corrupção, mas como culpa que leva consigo o castigo e à morte. Deus atribuiu a todos a condição de pecadores culpados em Adão, da mesma fora como atribuiu a todos os crentes a condição de justos em Jesus Cristo (Rm 5. 18,19).
Os resultados da primeira transgressão foram:
Depravação total da natureza humana, este ato de corrupção está relatado de forma clara nas Escrituras (Gn 6.5; Sl 14.3; Rm 7.18);
A perda da comunhão com Deus mediante o Espírito Santo, resultou em uma condição de morte espiritual (Ef 2.1,5,12;4.18);
Uma consciência corrupta, de culpa e acusadora, com sentimentos de vergonha, que se revelou no ato de cobrir sua nudez (Gn 3.7)
Resultou não apenas em morte espiritual, como também em morte física. O homem fora condenado a voltar para o pó do qual fora tomado (Gn 3.19);
E consequentemente, a expulsão do paraíso, expulsos do lugar que representava o lugar da comunhão com Deus.
O PECADO RESIDE NO CORAÇÃO
Podemos dizer que o pecado é o resultado de uma escolha livre do homem, porém, uma escolha má (Rm 1.18-32). Havia uma tendência no coração do homem quando o pecado entrou no mundo. O pecado tem sua sede no coração do homem, e é dessa sede que suas influências e operações espalham-se para o intelecto, desejos e emoções. O pecado não consiste somente no ato manifesto, mas também em hábitos pecaminosos devido uma condição pecaminosa da alma.
PECADO OU DOENÇA
O DSM-V é um sistema diagnóstico e estatístico de classificação dos transtornos mentais, que avalia o indivíduo em cinco eixos ou dimensões. De acordo com o DSM-V, qualquer ação ou comportamento considerado anormal pode ser codificado por um número ou nomenclatura diagnóstica, e podem ser classificadas com nomenclaturas pseudo-científicas. O que o DSM-IV trata ou classifica como transtornos, as Escrituras tratam como pecado, características de homens caídos, que necessitam da graça de Deus.
É difícil acreditar que uma única palavra possa ser o diagnóstico para várias experiencias emocionais que um indivíduo possa ter. Para algumas pessoas o diagnóstico da “doença” como depressão tem sua utilidade devido ao poder e segurança de dar nome aquilo que estão vivenciando. Certos termos sugerem a presença de um problema físico ou psicológico e consequentemente um tratamento medicamentoso.
Priolo (2021, p.69-70), em seu livro “Pressuposições do Aconselhamento Bíblico” diz que:
De acordo com a Bíblia, há três causas ou motivos pelos quais uma pessoa fica doente: orgânica, satânica ou uma vida em desarmonia com as Escrituras. Os mesmos três motivos podem ser responsáveis por coisas loucas que as pessoas fazem – por isso ficam mentalmente doentes. A primeira causa é a orgânica. Se alguém aparecesse de surpresa atrás de mim
...