A Vida de Cristo e Espiritualidade
Por: Junior Gularte • 10/6/2022 • Resenha • 796 Palavras (4 Páginas) • 256 Visualizações
Vida de Cristo e Espiritualidade
Capítulo 1
- Cristo é Aquele que, por amor a toda a humanidade, se fez maldito. Ele, mesmo sendo Deus, veio como modelo de ser humano perfeito. Um verdadeiro exemplo. Ele é o alfa, o ômega, princípio e fim de todas as coisas. Príncipe da paz. Luz do mundo. O noivo tão aguardado por sua noiva. O mais desejado nas nações.
- Jesus mostrou seu lado humano quando, nas Sagradas Escrituras, vemos que Ele foi concebido, gerado e nascido de uma mulher. Eu corpo era sujeito a um devido crescimento. Foi visto e tocado por homens. Possuía alma e espírito humano. Além disso, tinha limitações humanos como: fome, sede, tristeza, choro, emoções, dormiu, cansou-se, sofreu dor corporal e agonia, desejou compreensão e foi tentado.
Já o lado divino de Jesus é perceptivo quando seu nome é provado sendo Deus, Filho de Deus, Senhor, Reis dos Reis. Além disso, Ele tem atributos da sua divindade quando é denominado onipotente, onisciente, onipresença, vida, verdade, imutável. Suas obras veem de encontro a essas afirmações, nas quais, vê-se criação, sustentação, perdão de pecados, ressurreição, julgamento e envio do Espírito Santo. Jesus é adorado por anjos, homens e por todos. E, por fim, sua divindade é provada na trindade com o Pai e com o Espírito Santo.
- Os valores de Jesus estão resumidos em amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a Ti mesmo.
- A) Filho de Deus, destruidor de Satanás tem-se o significado em Gênesis onde a promessa registra o a semente da mulher (e não a semente do homem) que esmagará e derrotará Satanás completa e eternamente.
b) Filho do homem, salvador do mundo significa Aquele que veio como homem e venceu o mundo.
c) Filho de Deus, salvador do mundo significa o Deus vivo entre nós, que veio para salvar a humanidade.
5- A divindade do Messias está afirmada em Hebreus 2:14.
Capítulo 2
- Jesus nasceu em uma época de imperador. Ele veio para dividir a história em Antes e Depois de Cristo.
- Jesus tinha uma personalidade ímpar, tanto que seus interlocutores não conseguiam descrever quem Ele era. Dono de uma doçura e pureza sem igual, tratava de amor e perdão no meio de caos. Jesus era um homem cujo os pensamentos fugiam do comum, em suas pregações levava sempre ao senso reflexivo.
- Assim como Jesus sofreu adversidades políticas, religiosas e sociais, os cristãos em sua atualidade também sofrem. Todos os dias vê-se nos noticiários perseguições a cristãos, e isso é parte do que se tem conhecimento. As adversidades estão presentes quando há qualquer argumento conta a vida e a família, por exemplo. Os cristãos, atentos ao que Jesus ensinou, precisa ter posicionamento e ir contra ao que “está na moda” e defender o verdadeiro evangelho. É na busca constante que se adquire conhecimento e discernimento para conseguir lidar com todas as adversidades vindas.
- Fariseu significa separado.
- Sinédrio significa Supremo Conselho de Israel, Senado ou Assembleia Superior Nacional.
Capítulo 3
- Aplica-se o evangelho de Jesus seguindo seus mandamentos e suas ordenanças. Como Cristo, o cristão deve levar o amor às pessoas dos quatro cantos da Terra com atitudes e palavras.
- Demonstramos que cremos em Jesus quando obedecemos e seguimos o que Ele nos deixou. A fé é um dos pilares que sustentam a vida e crença cristã.
- O reino d Deus está próximo, esse era o tema central das pregações de Jesus, era sobre arrependimento.
- O senhorio de Jesus é justo, manso e humilde.
- O evangelho de Jesus não é negociável porque não há como negociar a salvação depois que temos a plena convicção de sua existência. Na Palavra encontra-se o versículo em Lucas 9:62 que diz “Ninguém que põe a mão no arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus", ou seja, depois que se entende os mandamentos e o objetivo do evangelho não há como parar no meio do caminho, pois deve-se manter o foco no alvo que é o encontro com o noivo, Jesus.
Capítulo 4
- O maior tesouro que Jesus deixou para os seus discípulos foi o rreino dos céus e a esperança do reencontro com Ele.
- Jesus espera que os discípulos vão para Ide com amor, santidade e unidade.
- A alma é cuidada diariamente com busca constante pela Palavra, aliada a jejuns e orações.
- Pecado é definido como errar o alvo.
Capítulo 5
- O processo de santificação ocorre a partir do momento que se nasce de novo e que há uma declaração pessoal que o único e verdadeiro salvador é Jesus Cristo.
- O caráter de Cristo que o cristão deve adquirir é baseado no processo de constância e crescimento espiritual. A cada dia se deve buscar pelo aperfeiçoamento do caráter com base para adquirir os frutos espirituais.
...