ADMINISTRAÇÃO ECLESIÁSTICA - CAP. 01
Por: Fernando_Paiva • 28/1/2019 • Trabalho acadêmico • 602 Palavras (3 Páginas) • 717 Visualizações
INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR
ADMINISTRAÇÃO ECLESIASTICA
AUTOATIVIDADE DO CAPÍTULO 01
1 – Administrar é o processo de tomar realizar e alcançar ações que utilizam recurso para atingir objetivos. Embora seja importante em qualquer escala de aplicação de recursos, a principal razão para o estudo da administração é seu impacto sobre o desempenho das organizações. É a forma como são administradas que torna as organizações mais ou menos capazes de utilizar corretamente seus recursos para atingir os objetivos corretos. Ao acrescentar o termo “ Eclesiástica” na disciplina administração, apenas quer-se trazer o foco do estudo para as atividades da igreja, porém, a administração das Organizações Religiosas segue os mesmos princípios da administração das organizações seculares, regendo-se pelas mesmas leis. Segue algumas referências bíblicas sobre administração: Gênesis 41.1-47; Mateus 25.14-30 e 1Timóteo 3.4-5.
2 – Divisão do trabalho, autoridade e responsabilidade, disciplina. O princípio adotado pela IEQ foi o EPISCOPAL: é o sistema mais antigo, porém, adotado pela Igreja Católica e pela Igreja Ortodoxa, os ministros principais da igreja são os bispos, outros ministros são os presbíteros e diáconos e todos estes são mencionados no Novo Testamento. O governo é centralizado na figura de um dirigente, responsável pelas decisões e destinos da igreja, mas que possui um grupo de subalternos, o Colégio Episcopal, responsáveis pela administração da gestão de sistema.
3 – A respeito dos direitos previstos na Constituição Brasileira para as Organizações Religiosas fica estabelecido no capítulo intitulado DO SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL – Seção II:
ARTIGO 150º - Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedada à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:
Inciso VI – Instituir imposto sobre:
a) Patrimônio, renda ou serviço, uns dos outros;
b) Templos de qualquer culto;
c) Patrimônio, renda ou serviços dos partido políticos, inclusive suas fundações, das entidades sindicais dos trabalhadores, das instituições de educação e de assistência social, sem fins lucrativos atendidos aos requisitos da lei.
4 – A administração da IEQ está estruturada em 3 níveis hierárquicos, sendo: 1º Administração Superior e Geral, Administração Intermediária e Administração de Base.
A Administração Superior e Geral é exercida pelo Conselho Nacional de Diretores – CND, através das Secretarias Gerais, órgãos responsáveis pela sua atividade gerencial de administração direta, são elas: Secretaria Geral de Administração e Finanças, Secretaria Geral de Ação Social, Secretaria Geral de Educação e Cultura, Secretaria Geral de Missões, Secretaria Geral de Comunicação, Secretária Geral de Disciplina Eclesiástica, Secretária Geral de Coordenadorias e Diaconato e Secretária Nacional de Cidadania.
A Administração Intermediária é exercida pelo Conselho Estadual de Diretores, tem nas Secretárias Estaduais, os seus órgãos de ação e administração direta. As Secretarias Estaduais funcionam cooperativamente
...