AS LINGUAS, MATERIAIS E INSTRUMENTOS DE ESCRITA DA BIBLIA
Por: MIGUELMKSEG • 21/6/2019 • Trabalho acadêmico • 906 Palavras (4 Páginas) • 1.300 Visualizações
Instituto Teológico Quadrangular
BIBLIOLOGIA
AS LINGUAS, MATERIAIS E INSTRUMENTOS DE ESCRITA DA BIBLIA
Transmissão Oral
A bíblia foi escrita durante um longo período, foram 1600 anos, mais a transmissão começou oralmente. Este era um costume adotado pelos povos da antiguidade, contar histórias, não apenas por diversão, mas como uma forma de preservar a cultura do povo.
As Línguas Escritas
A Escrita e as línguas escritas foram meios importantes de transmissão da Bíblia e se apresentaram como possibilidades abertas diante de Deus, ao decidir como transmitiria sua verdade a humanidade, as línguas escritas trazem consigo aspectos importantes que são: precisão, permanência, objetividade e por de disseminação.
As Escritas Primitivas
Cuneiforme: Primeiro sistema de escrita foi o cuneiforme a escrita já era feita em linha.
Hieróglifos: Criado pelos egípcios eram sinais representado por desenhos. Era totalmente diferente do cuneiforme, usavam 700 sinais, escritos com pena, sob papiro, nos muros dos palácios, túmulos e monumentos.
Alfabeto Hebraico: O Alfabeto hebraico é originário do alfabeto fenício e consiste de 22 letras consoantes, e o texto é escrito da direita para a esquerda.
Os Materiais para a escrita
Os escritores bíblicos usaram o mesmo material em uso no mundo antigo para escreverem os textos bíblicos por exemplo:
- Tabuinhas de barro
- Pedras
- Papiro
- Vallum ou velino, pergaminho e couro
- Códex
- Metal
- Cera
- Pedras preciosas
- Cacos de louça
É interessante registrar que antes da transmissão ocorrer de forma escrita, Deus se manifestou utilizando outros meios, outros instrumentos limitados:
- Anjos
- A voz da consciência
- Através da Natureza
- Vozes Audíveis
- Milagres
Os Manuscritos
Os Manuscritos são documentos escritos à mão. Juridicamente, para que um documento seja considerado legal bastam apenas quatro cópias idênticas do mesmo, a Bíblia os tem aos milhares.
A Forma dos Manuscritos
Inicialmente UNICIAL escrita com letra maiúsculas, copiadas lentamente, depois CURSIVA, letras minúsculas, menores, ligadas entre si.
Vários instrumentos foram utilizados para registrar os escritos bíblicos:
- o estilo – um pontalete triangular com cabeçote chanfrado.
- o cinzel – era usado para fazer inscrição em pedras.
- a pena – era usada para escrever em papiro, em couro, em velino ou pergaminho.
- o canivete – utilizado para materiais mais fortes que o papiro.
As tintas
A tinta utilizada no papiro era dourada, feita de minerais naturais. O preto vinha do carbono. Para apagar um erro, se a tinta estava fresca, utilizava-se agua e, se estava seva, passava-se com uma pedra.
A pena
Para os papiros do AT, as penas era como pinceis com aproximadamente 15 a 40 cm.
A PREPARAÇÃO E A PRESERVAÇÃO DOS MANUSCRITOS
O fato de não haver mais os manuscritos originais das escrituras pode parecer intrigante, mas isto pode ter-se dado por providencia divina para que não houvesse idolatria e a adoração dos escritos com a grafia dos anos santos de Deus.
Preservar a transmitir com fidelidade o texto sagrado original continua sendo uma preocupação, uma realidade e uma possibilidade praticada até os nossos dias.
Os copistas era homens versados na Lei de Deus que para realizarem seu trabalho, tinham que passar por uma preparação cerimonial. Para isto, os copistas executavam o trabalho de conferencia e de descarte (enterro) das copias imperfeitas. As copias para serem usadas nas sinagogas era considerada como “copias sagradas”
Os manuscritos podiam ser raspados para que se escreve sobre eles novamente, isto se chamava “manuscrito palimpsesto” (raspados de novo) ou “manuscritos reescritos”. Todos os materiais utilizados para a realização da crítica textual, das traduções e das versões da Bíblia dão a evidencia seguros de credibilidade.
...