Arcebispo: encerramento da decisão do Vaticano para uma "vergonha triste"
Por: rystherr • 5/4/2019 • Artigo • 305 Palavras (2 Páginas) • 189 Visualizações
Arcebispo: encerramento da decisão do Vaticano para uma "vergonha triste"
HAGATNA, Guam (AP) - A decisão do Vaticano de manter a condenação do ex-arcebispo Anthony Apuron, de território norte-americano, por abusar sexualmente de menores marca um doloroso capítulo na história da Igreja, disse o atual arcebispo de Guam, Michael Byrnes.
[pic 1]
(1 de 1) En esta foto de archivo del 30 de noviembre de 2014, el entonces arzobispo Anthony Apuron se encuentra frente a Catedral Basílica Dulce Nombre de María en Hagatna, Guam. O Vaticano ratificou sua condenação por abuso sexual de menores, em 4 de abril de 2019. (AP Foto / Grace Garces Bordallo, Arquivo)
5 de abril de 2019
"A igreja não se regozija quando os membros da igreja despencam da graça e são considerados culpados de grave erro. Neste caso, o pecado flagrante de abuso infantil. É uma profunda e dolorosa vergonha", disse Byrnes em entrevista coletiva em Guam na sexta-feira. .
Enquanto o Vaticano exilou Apuron da ilha do Pacífico e impediu-o de se apresentar como bispo, não chegou a condená-lo. O Vaticano anunciou a decisão quinta-feira. Não pode ser apelado.
"Como igreja, o que podemos fazer em todos os casos deste tipo é reconhecer o pecado de modo direto para distribuir a penitência e punição do pecador por sua própria salvação", disse Byrnes. "De nossa parte, faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para garantir que esse dano horrível infligido aos inocentes nunca seja repetido.
"Eu estendo nossas mais profundas desculpas aos homens locais e suas famílias que sofreram danos irreparáveis de Anthony Apuron no passado." Byrnes pediu desculpas às vítimas e suas famílias. "Eu vou orar pelo meu irmão, Anthony, também, como faço pelas vítimas. Com humildade, peço que os fiéis também ajudem o Bispo Apuron em oração e penitência, para que ele encontre graça em arrependimento e misericórdia por sua alma. "
...