Gerenciando e Implantando Soluções
Por: Matheus Uriah Costa • 18/4/2023 • Monografia • 4.484 Palavras (18 Páginas) • 59 Visualizações
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Itapevi
2022
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[pic 10]AGRADECIMENTOS
Primeiramente sou grato a Deus pela oportunidade de ingressar numa instituição renomada de ensino superior, à própria instituição em si, ao meu tutor por sanar as nossas dúvidas e as demais pessoas que contribuíram para que o trabalho fosse possível.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 Lógica computacional – tarefa 1 5
2.1.1 Diagrama de Venn 5
2.1.2 Resolução da atividade 1 6
2.2 ENGENHARIA DE SOFTWARE – tarefa 2 8
2.2.1 TDD e a sua implementação nos projetos de Software 8
2.2.1.1 Considerações finais 9
2.3 MODELAGEM DE DADOS – tarefa 3 10
2.3.1 Modelo Entidade-Relacionamento (MER) 10
2.3.2 Modelo de Dados Relacionais 10
2.3.3 Relacionamento 11
2.3.4 Resolução da atividade 4 12
2.3.4.1 Ferramenta de modelagem utilizada - ASTAH 12
2.3.4.2 Os diagramas da plataforma Astah 13
2.4 ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA – tarefa 4 14
2.4.1 Cadastro e consulta em linguagem de programação C 14
2.4.1.1 Resolução da SP 14
2.4.1.1.1 O código-fonte em linguagem C 15
2.5 ANÁLISE e modelagem de sistemas – tarefa 5 19
2.5.1 Resolução da SP 20
3 Conclusão 22
4 Referência Bibliografica 23
INTRODUÇÃO
Neste projeto integrado você verá a resolução de casos específicos para cada problema ou indagações apresentadas pelos professores de cada matéria.
Na resolução 1 será apresentado qual foi o método utilizado nessa questão, sendo utilizado o diagrama de Venn nesse caso específico.
Na resolução 2 será apresentado as etapas iniciais de um programa através do Test Driven Development (TDD) e aprender os passos importantes para a implantação do mesmo.
Na resolução 3 indicaremos uma ferramenta CASE para a criação de um Modelo Entidade-Relacionamento (MER) para um projeto de banco de dados.
Na resolução 4 desenvolveremos um programa em linguagem C em um compilador de qualquer preferência, mostrando a sua funcionalidade e pseudocódigo.
Já na resolução 5 vamos aprender sobre o diagrama de classes da UML, entender os relacionamentos entre as classes apresentadas no diagrama e efetuar a resolução do problema através desse diagrama.
DESENVOLVIMENTO
Começaremos este trabalho falando a respeito das disciplinas e dos respectivos mestres que estiveram à frente dos projetos e integração dos alunos da instituição:
Neste projeto estão incluídas as disciplinas de Lógica Computacional da Prof.ª Adriane Aparecida Loper, que nos dá a resolução de exemplos práticos de lógica utilizados tanto no campo jurídico, quanto no campo da tecnologia, através de Proposições, Premissas, Argumentos, Silogismos e Falácias.
Engenharia de Software da Prof.ª Vanessa Matias Leite, cujo assunto das aulas é relacionado à área Engenharia de Softwares e suas derivações, criação e implementação de um projeto de software através de métodos ágeis como o Scrum e XP.
Modelagem de Dados com o Prof. Marco Ikuro Hisatomi, cujas aulas têm nos mostrado o que é a normatização de um processo de software através da modelagem de dados em um banco de dados, retirando redundâncias e mantendo o código limpo, padronizando o banco de dados para deixá-los mais leves e mais dinâmicos sem interferências aos usuários, com segurança dos dados, integridade, confiabilidade e disponibilidade dos dados sempre em primeiro lugar.
Algoritmos e Programação Estruturada do Prof. Wesley Viana Pereira, que nos mostra a importância de se aprender sobre pseudocódigos, definições de algoritmos e criar situações de aprendizagem linguística de programação.
E finalizando com a disciplina de Análise e Modelagem de Sistemas da Prof.ª Vanessa Matias Leite, mostrando a importância de criação de dados, de uma linguagem mais atualizado e dinâmica, mostrando ponteiros e nós, declarando variáveis e apresentando bibliotecas de dados com exemplos reais em sala de aula.
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