INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO CRISTÃ
Por: Alessandra Goetz • 21/1/2022 • Pesquisas Acadêmicas • 2.130 Palavras (9 Páginas) • 3.902 Visualizações
INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO CRISTÃ
AUTOATIVIDADE DO CAPÍTULO 1
RESPOSTAS
Questão 1
Educação cristã é alimentar e conduzir uma pessoa até o evangelho, uma vez conhecedora do evangelho vir a modificar seu caráter e modo de viver. A educação cristã é estudar Deus, é entender o evangelho e crescer em sabedoria, estatura e graça, assim como foi com Jesus.
Questão 2
As três modalidades educativas são, sendo as formais, não formais e informais. Modalidade formal de educação significa que existe uma organização pré-ordenada, ou seja, possui métodos, objetivos, estratégia e conteúdo.
Já a modalidade não formal de educação significa que não possui uma organização, esta significa o aprendizado com a vida, são as experiencias cotidianas em ações sociais, ou no trabalho comunitário e no meio de comunicação.
Por fim, a modalidade informal de educação significa a educação natural, é aprendida através da socialização com a família, amigos, e pessoas em geral de convivência, isso tudo são agentes de educação informal, pois desenvolvem a personalidade do individuo.
Questão 3
Não se pode confundir educação religiosa com educação cristã. Como diz o velho ditado popular: “Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa”. A educação religiosa engloba o ensino budista, espírita, islâmica, cristã, entre outras. Esta contempla qualquer religião, por outro lado, a educação cristã contempla objetivamente o cristianismo, não se trata sobre religião, mas princípios morais cristãos.
Questão 4
A inexistência de educação neutra significa que a educação não influenciaria o ser humano, mas isso é muito incoerente, vamos aos pontos: educar determina no ser humano um conhecimento, este conhecimento influenciará nas decisões da vida, sejam ela para o bem quanto para o mal, além disso, é impossível não criar uma ideologia na pessoa, isso gerará na formação da cosmovisão, ou seja, a visão de mundo da pessoa.
Questão 5
Abaixo estão as principais contribuições da cultura dos hebreus, gregos, romanos e judeus para a educação:
A cultura hebraica proporcionou o ensino sobre um templo, pois a guerra havia destruído os templos, surgindo assim os mestres “escribas e fariseus”, surgindo um novo período no cenário educacional, os escribas e fariseus passaram a ocupar a função de ensino. Neste período, Esdras, grande mestre, se dispôs a ensinar a lei em Israel (Esdras 7.10).
Já a cultura grega foi essencialmente importante para a educação, pois desta cultura surgiu a pedagogia, formando o individuo de forma moral, religiosa, física e política. Na Grécia a educação começava com a família e depois da criação da Polis, na escola. Além disso, foi na Grécia que surgiram os grandes educadores e filosóficos como Sócrates, Platão e Aristóteles.
De outra banda, o império Romano tomou o império Grego, formando o império Greco-Romano, porém os Romanos ficaram submetido à cultura dos Gregos, haja vista que eram muito sábios e desenvolvidos. Os Romanos desejavam educar os jovens para serem fortes, sadios e guerrear para o Estado, surgindo a educação física e militar. Os romanos eram mais práticos do que filosóficos. O Apostolo Paulo era cidadão romano e zelava pela praticidade, além disso, os romanos zelavam pela educação dada pela família.
Por fim, os Judeus. Estes contribuíram especialmente na educação cristã judaica, pois estudavam o antigo testamento e, além disso, tudo o que estudavam era no contexto das escrituras. Para eles, tudo o que precisavam encontrava nas escrituras do antigo testamento. O jovem poderia se tornar um escriba ou doutor na lei e para isso deveria escolher como tutor um mestre ou rabino e segui-lo, na condição de que o rabino aceitasse o aluno.
Questão 6
O ensino nos primeiros séculos, a escrita da Didaquê, as escolas de catecúmenos para crianças, os monastérios, são alguns, dentre várias contribuições do cristianismo.
INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO CRISTÃ
AUTOATIVIDADE DO CAPÍTULO 2
RESPOSTAS
Questão 1
Educar utilizando-se da abordagem cristã é levar o ser humano a compreender que Deus é o centro de tudo, que Deus transforma a pessoa em sua totalidade, ou seja, sua cognição, área afetiva, espiritual e comportamental. A educação cristã vai desenvolver no individuo as suas habilidades e conhecimentos, e ainda aproximar o ser humano de Deus. Transforma a sua mente carnal na mente de cristo; centralizando Deus.
Questão 2
Os fundamentos da Educação Cristã são as seguintes:
- A bíblia é a palavra de Deus inspirada – o livro didático do ensino cristão é a bíblia, inspirada pelo Espírito Santo.
- O homem é a imagem e semelhança de Deus – a pessoa que educa precisa saber que não deve “adestrar”, mas mostrar o caminho da felicidade que está junto do Criador. Deve conscientizar que deve viver segundo a dignidade e a excelência de sua criação.
- A educação cristã é sustentada pelo Espírito Santo – significa que aqueles que realmente tem o Espírito Santo descansam sobre a palavra de Deus. O homem natural não pode entender a bíblia, ele precisa do Espírito Santo.
De acordo com o livro de Salmos, capítulo 119, versículo 18, é declarado: “Desvenda os meus olhos para que eu veja as maravilhas da Tua lei”.
- É voltada para a Sociedade – educar a pessoa com fundamentos cristãos significa capacitar o cristão a viver na sociedade, logo, este cristão fará a diferença no circulo social, influenciando a sociedade a buscar a Deus. Na prática, isso significa que a educação cristã não apregoa o isolacionismo da comunidade cristã; pelo contrário, ensina que a igreja deve estar engajada no mundo.
Questão 3
A abordagem cristã se diferencia das demais porque ela centraliza-se em Deus, não no homem.
Questão 4
As pessoas que compreendem que existe distinção entre educação secular é que Deus está excluído da existência humana, o homem é o centro. O objetivo é o desenvolvimento pessoal em si mesmo. Não existe esta distinção, o que há é o conhecimento corrompido pelo pecado. A educação cristã centraliza-se em Deus e não no homem.
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