Nicodemos um cara legal
Por: Ceci Cláudia Silva e Souza • 14/4/2016 • Abstract • 1.772 Palavras (8 Páginas) • 872 Visualizações
Nicodemos, um cara legal[pic 1]
Princípio: Ser bom é legal, ser como Jesus é radical!
Versículo: Se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. (Jo 3.3)
Alvo: Mostrar que, para ser salvo, ser bom não basta; é preciso crer e receber Jesus em sua vida.
Símbolo: Uma fruta.
Culto
1. Quebra-Gelo
As aparências enganam.
Material: Objetos diversos.[pic 2]
O líder precisará organizar dois grupos. Cada grupo deverá ter um lugar próprio para fazer as trocas. O primeiro grupo deverá se posicionar para que o outro olhe tudo que eles estão usando. Depois o grupo se esconde atrás de alguma coisa e faz as trocas; o outro grupo terá um tempo para descobrir quais trocas foram feitas, ex.: sapato, óculos, casaco, acessórios, etc. Após os minutos determinados, o líder deverá apitar encerrando o tempo daquele grupo e passar para o próximo, fazendo o mesmo processo. Será vencedor o grupo que descobrir o maior número de mudanças feitas em menor tempo.
Moral: Mudar apenas nossa aparência não nos dá salvação. Temos que ter mudanças dentro de nós. Temos que nascer de novo. Logo em seguida, todos deverão falar o princípio e o versículo juntos.
2. Oração
Os juvenis deverão orar uns pelos outros, abençoando seus amigos para que sejam ministrados por Deus durante o culto.
4. Oferta
Texto bíblico: Salmo 116.12
Visual: Projete fotos de chuva, rios cheios, chuva em uma plantação, uma pessoa com balão de oxigênio.
Todas as coisas que temos foi Deus quem nos deu e nos dá todos os dias, minutos e segundos. Se Ele parar de nos dar, não conseguiremos sobreviver. O ar que respiramos é Deus quem nos dá; a chuva que faz as plantas crescerem e os rios encherem é Deus quem nos dá. Se Deus parasse de nos dar a chuva, não teríamos mais água porque os rios secariam, não teríamos mais comida porque as plantas não nasceriam. E se Ele tirasse o ar por alguns minutos, todos morreriam por falta de oxigênio. Além de todo esse sustento que o Senhor nos dá, Ele ainda morreu em nosso lugar para que nos não fôssemos para o inferno eternamente e mora no nosso coração.
Foi isto que o salmista quis dizer: "O que eu posso fazer para o Senhor?" ou "O que eu posso dar para o Senhor?" É um sentimento de gratidão ao Senhor, um desejo de dar algo para dizer o quanto somos gratos por tudo que Ele faz por nós.
Quando trazemos a nossa oferta, é uma forma de dizermos para o Senhor: "Eu preciso te dar algo para demonstrar a minha gratidão por todos os benefícios que me tens feito".
[pic 3]
5. Lição Bíblica / Apelo a) texto bíblico: joão 3.1-7
Teatro Cenário:
<$> Cenário bíblico. Personagens:
Jesus; 3> Nicodemos. Sonoplastia: Música triunfal.
(Neste momento, Jesus deve entrar pela lateral do Auditório e se posicionar no cenário central e Nicodemos deverá entrar pelo centro.)
(Enquanto o narrador começa a narração, os personagens devem se posicionar no cenário.)
Narrador: Havia um fariseu chamado Nicodemos, que era líder dos judeus. Uma noite ele foi visitar Jesus e disse:
Nicodemos: Rabi, nós sabemos que o senhor é um mestre que Deus enviou, pois ninguém pode fazer esses milagres se Deus não estiver com ele.
Jesus: Eu afirmo ao senhor que isto é verdade: ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer de novo.
Nicodemos: Como é que um homem velho pode nascer de novo? Será que ele pode voltar para a barriga da sua mãe e nascer outra vez?
Jesus: Eu afirmo ao senhor que isto é verdade: ninguém pode entrar no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito. Quem nasce de pais humanos é um ser de natureza humana, mas nascer do Espírito significa tornar-se um "filho de Deus!" Por isso não fique admirado porque eu disse que todos vocês precisam nascer de novo.
(Os personagens cantam e dançam a música Tem que nascer de novo - CD A grande aventura do Filho de Deus - Radicais Kids.)
(Depois os personagens agradecem e saem de cena.)
b) aplicação: Visual:
<$> Um coração transparente e uma lanterna (quando nascemos de novo, uma luz acende dentro de nós.);
<$> Frutas com suas sementes (laranja, abacate, mamão), a. Não basta ser bom, tem que nascer de novo:
Nicodemos era um homem bom e também muito honesto. Todas as pessoas que o conheciam o admiravam, pois ele sempre falava a verdade e fazia o que era certo. Era difícil encontrar alguém como ele, parecia até que não tinha defeito algum. Nicodemos estava ^pressionado com os milagres que Jesus fazia, por isso foi conversar com Ele.
Jesus disse a Nicodemos que, mesmo sendo alguém tão bom e honesto, ele precisava nascer de novo. Ele ficou surpreso porque achava que teria que voltar à barriga de sua mãe. Jesus então lhe explicou que não era desse tipo de nascimento que Ele estava *a!ando. Jesus disse que a vida de Deus poderia nascer no coração dele, pois ela nasce no coração daqueles que crêem em Jesus como o Filho de Deus.
5e fosse possível voltar para a barriga de sua mãe e nascer de novo, mesmo que voltassem dez, vinte ou cem vezes, ainda assim, vocês teriam que nascer de novo. Vamos ver per quê?
b. Nascer de novo é receber a vida de Deus no coração:
O novo nascimento de que Jesus falou para Nicodemos, o homem bom, é crer e confessar Jesus como seu Salvador e Senhor. Quando você faz isso, a vida de Deus entra em seu coração. Por fora, em seu corpo, nada muda e você continua do mesmo jeito. Mas por dentro, tudo fica diferente, pois agora Deus está lá dentro, e você é verdadeiramente filho de Deus, porque tem o mesmo tipo de vida que Ele tem: a vida eterna de Deus!
c. A semente certa:
Respondam rápido: Laranjeira dá o quê? Laranja! E mangueira? Manga! E goiabeira? Goiaba! E gente gera o quê? Gente! Cada espécie gera de acordo com sua semente. Então, como nascem os filhos de Deus? Da semente de Deus! A semente de Deus é a vida de Deus que recebemos quando cremos e confessamos Jesus Cristo como nosso Senhor e Salvador.
...