O desafio do pluralismo: sócio-cultural, religioso e conseqüentemente teológico
Por: Renato Lopes • 9/1/2017 • Trabalho acadêmico • 674 Palavras (3 Páginas) • 474 Visualizações
Faça um resumo crítico destacando os principais conceitos trabalhados na Aula 01. (Atividade deverá ter pelo menos uma página).
O principal desafio dos cristãos, principalmente dos teólogos é interpretar as verdades da fé, a biblia por exemplo, para novos tempos sendo fiel ao seu significado. Essa postura interpretativa é o que faz da Teologia um ‘’saber hermenêutico’’. O que foi valido no passado deve continuar sendo valido até hoje mantendo sua pureza.
Dois teólogos brasileiros João Batista Libânio e Afonso Murad analisam e dividem em alguns desafios as situações de nosso contexto. Atualmente um saber que não se restringe para a formação de ministérios específicos, e sim uma formação com dimensão mais leiga, dificultando melhores condições de se dialogar graças a multiculturalidade brasileira. Encontra-se certa dificuldade de reconciliar a linguagem teológica mais acadêmica com a linguagem da fé-experiência, e também de superar a separação entre teologia-reflexo (exclusiva dos pastores/pastoras) da teologia-fonte (exclusiva dos acadêmicos como intelectuais e teólogos, por exemplo).
Dentre os desafios descritos pelos dois teólogos brasileiros já citados, estão:
O desafio do pluralismo: sócio-cultural, religioso e conseqüentemente teológico - A fé já passou por diferentes ambientes históricos, sendo influenciada por diversos tipos de judaísmo , filosofias gregas e pluralidades culturais e religiosas. A modernidade se caracteriza por construir ‘’grandes paradigmas’’. Agora a teologia cristã é vista com igualdade com as teologias de outras religiões. O pluralismo é desdobrado em em outros dois:
- Desafio do Ecumenismo: O termo ‘’ecumênico’’ (em grego significa ‘’toda a casa habitada’’). O ecumenismo consiste em uma atitude desdobrada em ações concretas de criar, dentro do consenso da vivencia dos valores do reino de Deus, espaços aproximativos de diálogo mais respeitoso e solidário, respostas mais consistentes em problemas atuais (economia, política, ciências, meio-ambiente, entre outros).
-Desafio do diálogo inter-religioso: É outro desafio do pluralismo que se da pelo fato de existirem atualmente muitas teologias cristãos de matriz ocidental que são convidadas a dialogar com teologias de outras religiões de matrizes não-ocidentais.
O desafio da existência de muitos “lugares teológicos” - “Lugar Teológico” era o nome da obra do teólogo medievalista Melchior Cano que, definia e defendia em seu sistema teológico a Escritura, os Dogmas, os Santos Padres, as decisões dos Concílios e Teólogos como únicos princípios de partida e chagada da teologia e das respostas aos dilemas humanos. Com a crise da razão moderna no século XX, o “o lugar teológico” deixou de ser espaço pré-estabelecido autoritariamente, como único lugar para se pensar a teologia. Hoje, leva-se mais em conta o cotidiano e as lutas do dia-a-dia como lugares onde brotam, de fato, as perguntas fundamentais dos seres humanos.
...