O DESAFIO DE TRABALHAR A DIVERSIDADE CULTURAL NA ESCOLA
Pesquisas Acadêmicas: O DESAFIO DE TRABALHAR A DIVERSIDADE CULTURAL NA ESCOLA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: AEIOU • 11/11/2014 • 1.535 Palavras (7 Páginas) • 1.095 Visualizações
PROJETO DE PESQUISA
O DESAFIO DE TRABALHAR A DIVERSIDADE CULTURAL NA ESCOLA
DISCIPLINA: Monografia
ALUNO (A): Silvânia Correia de Farias
ORIENTADORA: Sanadia Santos
1-TEMA:
Cada escola tem a sua história, suas preocupações que a faz diferente uma das outras. A comunidade escolar tem uma população formada por diversos grupos étnicos com seus costumes, seus rituais e suas crenças.
A pesquisa trata-se da observação de como a escola tem aceitado o desafio de trabalhar a diversidade cultural. O trabalho diversificado envolve atividades realizadas em grupos ou individualmente, previamente planejadas ou de livre escolha por aluno e/ou professor. Diversificar não significa formar grupos homogêneos com as mesmas dificuldades, mas a diversidade existente no grupo favorecerá a troca de experiência e o crescimento de cada um. As crianças são o resultado de suas experiências e da troca com o outro. Para compreender seu desenvolvimento é preciso considerar o espaço em que elas vivem a maneira que constroem significados.
Esta pesquisa será realizada com professores e alunos dos 5º anos do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal de Traipu-Al, com objetivo de observar como a escola tem enfrentado o desafio de oferecer um ensino que respeite a cultura da comunidade escolar, para motivar as potencialidades dos alunos, desenvolvendo uma aprendizagem significativa numa perspectiva social: escola/professor/aluno/pais/comunidade. Proporcionando assim, um ambiente escolar num local de formação de alunos ativos criativos, solidários e com uma consciência crítica do real papel do ser humano no ambiente em que vive.
Enfrentar o desafio de trabalhar a diversidade cultural na sala de aula para a mobilização das potencialidades não é tarefa fácil. Há alguns desafios que favorecem o trabalho diversificado: primeiro, o currículo, a interdisciplinaridade. Segundo a mobilização das potencialidades. Terceiro aspectos detectados na pesquisa. O método empírico de observação sistematizado empregado ajudou a perceber que escola terá que estar disposta a romper com o sistema convencional de ensino, para produzir saberes em diferentes níveis de aprendizagens.
.
2-PROBLEMA/OBJETO DE ESTUDO:
Como a escola está enfrentado esse grande desafio de trabalhar a diversidade cultural para a mobilização das competências dos alunos?
3- OBJETIVO GERAL:
• Trabalhar a questão da diversidade cultural num processo de identificação com nossas identidades culturais, e resgatar a cidadania, bem como, observar como a escola tem aceitado o desafio de trabalhar a diversidade cultural.
4- HIPÓTESES:
É a escola um dos locais onde o cenário da diversidade se desdobra marcando a vida social brasileira. Contudo, a história do Brasil deixou claro que os colonizadores fizeram com que a sua cultura dominasse aniquilando as outras manifestações culturais, com objetivo de manter o poder centralizador.
Para que se consiga uma mudança expressiva no ensino e umas revoluções culturais exigiram-se uma articulação entre os currículos e uma política educacional comunitária. Na busca por uma mudança na área educacional, a interdisciplinaridade é imprescindível no processo de se trabalhar a diversidade cultural.
Um dos grandes desafios da escola atualmente é o de desenvolver um Projeto Político Pedagógico que estabeleça uma visão real da práxis pedagógica em relação à diversidade cultural para a mobilização das competências dos alunos.
Por outro lado, o trabalho pedagógico deve ter uma visão democrática, admitindo as diferenças como um elemento fundamental no ensino-aprendizagem. Assim, vislumbra o crescimento de um novo homem e uma nova sociedade.
5- OBJETIVOS ESPECÍFICOS/METAS:
- Identificar e analisar de forma crítica os elementos gerados da diversidade, tendo por objetivo combater o preconceito, fatores de exclusão de elementos da comunidade escolar;
- Incentivar a pesquisa para divulgar a cultura afro-brasileira e indígena, ressaltando a importância de ambas na formação histórica, cultural, étnica e econômica do país;
- Promover a formação de opiniões, atitudes e valores que desenvolvem os cidadãos para a consciência da diversidade cultural;
- Trabalhar a autoestima do educando, para que o mesmo possa fazer suas considerações positivas no relacionamento social com seus semelhantes;
- Trabalhar no educador a postura, a educação e construção de uma autoestima positiva;
- Promover a diversidade cultural em parceria com as entidades locais e demais núcleos de estudo.
6- JUSTIFICATIVA:
Vivemos em uma sociedade constituída de várias etnias que construíram nossa cultura. A diversidade é um fato, faz parte do nosso cotidiano e temos que conviver respeitar estas diferenças para que possamos ter cidadãos conscientes, críticos, que saibam conviver entre si, com harmonia, solidariedade e principalmente respeito.
Diante destes fatos é papel da escola trazer para a sala de aula e para o cotidiano da comunidade escolar, temas voltados à diversidade bem como os efeitos desta na sociedade como um todo. É preciso propor discussões que envolvem identidade cultural entre culturas diferentes, construir uma reflexão a cerca do homem, tanto no que abrange sua individualidade quanto sua posição no âmbito social e coletivo, proporcionar pesquisas sobre a diversidade cultural e suas mais variadas manifestações dentro de uma perspectiva abrangente.
A abordagem do termo diversidade cultural torna-se um tema atual e relevante a partir do momento em que a escola desenvolve um ensino que procura atender a diversidade cultural de sua clientela, sem exceção dos mais sensíveis aos mais pragmáticos, dos mais competitivos aos mais colaborativos, dos mais lentos aos mais rápidos, dos vindos de famílias estruturadas e aos de lares desestruturados.
Historicamente falando, a escola tem dificuldades para lidar com a diversidade. As diferenças tornam-se problemas ao invés de oportunidades para produzir saberes em diferentes níveis de aprendizagens. A escola é o lugar em que todos os alunos devem ter as
...