Os Árabes na Historia
Por: isabelatootoo • 16/4/2021 • Resenha • 1.016 Palavras (5 Páginas) • 181 Visualizações
Os arabes na história
Capitulo VIII: a civilizaçao islamica
Lewis nos descreve o desenvolvimento da civilização arabe desconstruindo a visão já pronta e nos mostrando uma civilização que foi sendo construida com a colaboração de uma mistura de povos, e ao contrario do que se pensava, não surgiu puramente muçulmana mas teve influencia cristã e judaica, a lingua arabe e o dominio do islã irao contribuir para o surgimeno de uma nova e original civilzação.
Os arabes pré-islamicos mantinham uma tradição oral,desenvolvendo assim uma linguagem poetica e rica, suas poesias possuiam ritmo e diccção complexa, que serviu de base para a maior parte da poesia arabe que veio a seguir, Abu Nuwas (756-814) foi um poeta inteiramnete ligado a essa tradição arabe, um herdeiro da poetica pré-islamica (evidenciadapelos referenciais constantes ao vinho,amor,guerra e caça) , porem influenciado pela linguagem do corão e cuja fé era “inabalavelmente muculmana”.
As conquistas proporcionaram um enriquecimento da lingua arabe, que se expandiu formando novas palavras, o prodigiu da expanção arabe não se deu apenas pelas conquistas militares mas pela “arabização” das povincias conquistadas, no seculo XI, o arabe havia se tornado o principal idioma utilizado desde a persia aos pirineus, a expressão “arabe” foi se restringindo, aqueles que falavam a lingua arabe e professavam o islamismo eram considerados pertencentes a uma única comunidade.
O autor nos mostra um islão não apenas como um sistema de fé e culto mas tambem um sistema de estado, que influenciou a cidadania arabe, tendo como base o sharia (lei sagrada retirada do alcorão) era o seu código.
“O sharia não era apenas um código legal normativo, mas também, nos seus aspectos sociopolíticos, um padrão de comportamento, um ideal pelo qual os homens e a sociedade se deviam pautar.” (lewis,1982, p,152)
O islão não se baseava em poderes legislativos e a lei só poderia vir de Deus atraves da revelação, o sharia era utilizado para regular todos os aspectos da vida, desde a fé e culto, ao direito publico e privado, o califa, era segundo o sharia, o chefe da cumunidade, e apesar de ser o responsavel pelas questoes,civis,militares e religiosas, o mesmo não possuia poderes espirituias, p impossibilitando de alterar a doutrina, mas era apoiado pelos ulama (doutores da lei divina)diante essa cituaçao lewis descreve o califa como um fantoche nas maos dos militares e aventureiros politicos que mais tarde se tornam os verdadeiros governadores do islão, a figura do sultão (chefe supremo secular) só surge ao lado do califa apartir do seculo XI.
A sociedade islamica do periodo classico incorporou elementos de origens diversas, sofrendo grande influencia helenistica, porém lewis não ve a civilização islamica como uma junção das culturas anteriores, mas uma nova criação onde todos os elementos se fundiram na construção de uma nova e original civilização.
Como já foi citado, a poesia pre-islamica era transmitida de forma oral, sendo uma das maiores realizaoes dos arabes, ele desempenhava um papel politico e social, o alcorão é visto como o primeiro documento em prosa da literatura arabe, duranmte os primeiros seculos de dominio islãmico foi desenvolvido a prosa e a prosa rimada, o conhecimento arabe foi desenvolvido sob um viez religioso, as ciencias tinham influencia religiosa, a gramatica nasceu da necessidade de interpretar o alcorão, enquanto a escrita da historia começou com a biografia do profeta, os rabes desemvolverram a historia apartir de relatos narrativos, mas não tardaram a produzir obras de historias universais e locais, a literatura religiosa sofreu influencia crstã e judaica, a influencia grega será fundamental na filosofia e ciencias em geral, produzindo um enorme esforço na tradução de obras gregas, quer diretamente do original quer de versoes siriacas, tradutores irão produzir obras proprias, normalmente epitomes e interpretações de originais gregos,surgindo uma geração de autores mulçumanos originais, na medicina os arabes estudavam as teorias gregas e as enriqueciamcom suas analises, nas matematicaso uso do zero e dos algarismo
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