Percepções obtidas sobre Umbanda e Candomblé
Por: Bruna Ramos • 20/11/2015 • Relatório de pesquisa • 414 Palavras (2 Páginas) • 593 Visualizações
Entrevista:
A Umbanda é uma das religiões no Brasil que tem como influência a cultura africana, indígena e elementos do espiritismo. A caridade é um dos focos da religião, pois a Umbanda e seus praticantes buscam sempre ajudar o semelhante. Semelhante este que procura o local de práticas umbandistas (mais conhecida como casa de santo) para curar-se de enfermidades da alma ou até mesmo enfermidades da matéria como vícios em bebidas e drogas.
O fundamento da doutrina é a prática de cura das pessoas, são usados métodos alternativos como a cura através das ervas ou através do ebó. Para obter a cura, os umbandistas acreditam que quem cura as pessoas é a nateza e quando cura é porque fizeram por merecer. Por acreditarem que as curas são feitas por merecimento, os praticantes cultam a natureza, “A gente culta o Orixá, o Orixá é a força da natureza, então nós cultamos a natureza...você dá para a natureza, para receber em troca da natureza” como explica Paulo Sérgio Rodrigues, conhecido como pai Sérgio.
Existe o Candomblé raiz, não havia a manifestação de entidades, de espíritos. Hoje em dia, toda casa de Candomblé de keto existe cabloco e Exú que incorporam. Já na Umbanda, os praticantes cultam os ancestrais: crianças, baianos, marinheiros, pretos-velhos e índios. No Candomblé há uma quantidade de manifestaçãos por entidades menor. A manifestação do orixá chamado Exú está presente nos dois, a diferença é que o Exú que se manifesta na Umbanda, não é o mesmo Exú que se manifesta no Candomblé.
Outra diferença notada no Candomblé é que existe o sacrifício de animais, e não Umbanda não pratica-se o sacrifício, são praticadas as oferendas de frutas.As casas de nação é onde ocorre o corte (sacrifícios), corte galinha, bode, pombo, cabrito, porco, pavão. Mas depende da nação, cada nação diferencia a forma como é feito seus rituais. As casas tradicionais de Umbanda não existe este tipo de rituais.
A noção de como são identificadas as nações é das etnias como Nagô, Vodu, Angola e dentre outras, vindas de regiões da África e trazidos para o Brasil. Então agrupavam-se e cultuavam sua etnia.
Apesar de estarmos em um país laico, as religiões ainda sofrem preconceitos de leigos. A Umbanda é um exemplo claro disto. Há relatos de pai Sérgio “Eu, no meu prédio, no dia em que saio vestido de pai-de-santo, eu tenho vizinhos que cortam volta de mim. “
...