Candomblé e Umbanda
Por: gree123 • 25/9/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 280 Palavras (2 Páginas) • 273 Visualizações
Tema 01 – Culturas Afro Brasileiras:
Questão – Fundamentado na leitura de - Religiões Afro Brasileiras: Religiões dos Orixás no “Livro das Religiões” de Gaarder Jostein e outros, responda:
- Diferença entre Candomblé e Umbanda.
É que, além dos orixás propriamente ditos, nos rituais da umbanda baixam espíritos de índios brasileiros (os caboclos) e de negros escravos (os pretos-velhos).
- Por que se diz que Umbanda é Religião Brasileira?
Porque nasceu no Brasil e também porque é o resultado de um encontro histórico que só se deu no país: o encontro cultural de várias crenças e tradições religiosas africanas com o catolicismo, mais o sincretismo hindu-cristão trazido pelo espiritismo kardecista.
- Compare: Ética ou Moral no Candomblé e Ética ou Moral na Umbanda.
Os estudiosos consideram o candomblé um exemplo vivo de religiosidade não ética, uma religião aética, já que as regras de comportamento, normalmente bastante minuciosas e estritas, no Candomblé têm fundamento apenas ritual, não ético. Enquanto a Umbanda, entre ser uma religião ética e ser uma religião estritamente ritual, escolheu o meio termo.
- O que se pode aprender com as Culturas Afro Brasileiras?
Vários elementos do estoque cultural dos vários grupos étnicos negros que compunham a população dos antigos escravos e seus descendentes.
- Se for a um terreiro e perceber que no culto se canta em uma língua africana. Em que terreiro está entrando? Candomblé ou Umbanda? Justifique.
No terreiro de Candomblé, já que a Umbanda dispensou de seus rituais o uso de idiomas africanos.
- Se for a um outro terreiro onde há uma quantidade grande de imagens de santos e santas católicas; em que terreiro você está? Justifique.
No terreiro de Umbanda, visto que é uma religião sincrética, que mescla elementos de outras religiões.
...